19 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 21 Junho 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conheça os vários tipos de gastrite e como evitar a doença

A gastrite é uma inflamação no estômago que pode ter diferentes origens. É importante conhecer os tipos de gastrite e as causas mais comuns, inclusive para evitar confudir com outros problemas de saúde com sintomas semelhantes.

2 min de leitura
- Publicidade -
Francisco Oliveira Freitas
Licenciado em Podologia pela CESPU e pós-graduado em Posturologia Clínica pelo Instituto de Terapias Globais de Bilbao. É responsável clínico e proprietário do Centro de Podologia de Famalicão.

Famalicão

Candidato Mário Passos manipula os milhões de Bruxelas e ilude os famalicenses

A Câmara de Famalicão captou apenas 7,9% dos 354 milhões que Bruxelas aprovou para o território do concelho nos últimos 8 anos. Mas o candidato Mário Passos (PSD-CDS) manipula os números e ilude os famalicenses dizendo que todos os milhões são devidos à ação da autarquia. O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO apurou a verdade e revela a lista oficial dos projetos municipais aprovados em Bruxelas.

Mais enfermeiros no centro de vacinação de Famalicão

24 enfermeiros reforçam equipa no centro de vacinação até ao final de julho.

Paulo Costa é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal

Deputado municipal concorre à presidência da Câmara. Catarina Ferraz encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Agostinho Fernandes quer Eduardo Oliveira a “virar a página de Famalicão”

“Servir as pessoas é a verdadeira essência da política. Estou aqui para servir os famalicenses”, enfatizou Eduardo Oliveira na apresentação do mandatário e de todos os candidatos a vereadores.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A gastrite é uma inflamação no estômago. Pode ser aguda ou crónica. De entre as agudas, para que não as confunda com outros problemas semelhantes, fique a conhecer as situações mais frequentes.

A gastrite aguda manifesta-se a seguir a uma refeição ou por infeção bacteriana. Atinge o aparelho digestivo, já que a mucosa segrega uma maior quantidade de muco. A dor no epigastro é significativa e frequentemente é seguida de vómitos.

Podem também ocorrer cólicas intestinais e diarreia – gastrenterite. Quando a origem é vírica, podem surgir dores de cabeça e febre.

Na gastrite aguda erosiva formam-se feridas na mucosa gástrica. Pode ser provocada pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, associação de doenças graves, grandes cirurgias, traumatismos externos, e pela ingestão abusiva de anti-inflamatórios não esteróides.

A gastrite crónica pode ter uma origem imunológica ou resultar da evolução para a cronicidade duma gastrite aguda provocada pela bactéria Helicobacter Pylori, ou pelo refluxo gastro-esofágico, entre outras.

Curiosamente, muitas pessoas que sofrem de gastrite crónica podem não apresentar qualquer sintoma, numa fase inicial.

O diagnóstico das gastrites faz-se recorrendo à endoscopia alta, um método que permite verificar o estado da mucosa.

Muitas pessoas vão ao médico devido a sensações de peso no estômago após as refeições. Estas queixas são específicas das gastrites e o melhor é começar a corrigir alguns hábitos alimentares.

Os fatores desencadeantes das dores de estômago pouco específicas estão associados a hábitos alimentares. É o que acontece quando se come depressa ou se mastiga mal os alimentos, ou quando os alimentos estão mal cozinhados.

O mesmo acontece com refeições volumosas, excesso de hidratos de carbono, de condimentos ou devido ao abuso de bebidas alcoólicas. O uso contínuo de medicamentos agressivos é outro dos fatores desencadeantes.

Por isso, há que evitar estes fatores desencadeantes e, se persistirem algum destes sintomas, o melhor mesmo será falar com o seu médico ou gastrentologista.

Comentários

Francisco Oliveira Freitas
Licenciado em Podologia pela CESPU e pós-graduado em Posturologia Clínica pelo Instituto de Terapias Globais de Bilbao. É responsável clínico e proprietário do Centro de Podologia de Famalicão.