16 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 18 Abril 2024

O “Brexit” e a desagregação da União Europeia

A Europa cresceu, tornou-se um dos melhores lugares do mundo para viver, mas pecou por levar ao exagero um conjunto de regras que nos agarrou a uma máquina burocrática muito complexa. A saída dos britânicos consuma uma página triste na história da Europa.

7 min de leitura
- Publicidade -
Pedro Araújo Napoleão
Arquiteto com doutoramento em Arquitetura pela Universidade da Corunha. Autor do livro "As Sensações e as Emoções na Arquitetura”.

Famalicão

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Seis décadas após o Tratado de Roma, que balizou a maior cooperação internacional alguma vez ocorrida na história da Humanidade, na construção da paz, da democracia e da liberdade, que começou por juntar 6 estados-membros até ser alargada a 27 países, a União Europeia viu ferida a sua coesão com a perda de um dos seus estados-membros, o Reino Unido, num processo conhecido por Brexit.

Diz-nos a sabedoria popular, que “casa que não é ralhada não é bem governada” e, com a União Europeia, não foi exceção. Deu-se lugar ao espaço, à abertura para o diálogo e à discussão de ideias, na procura do estabelecimento de princípios e regras de funcionamento que melhor assegurassem a sua coesão, com todas as diferenças próprias de cada um (dos seus filhos) e das dificuldades de crescimento e de ritmo das mais variadas conjunturas, que diferem de país para país, por uma Europa cada vez mais unida e mais forte. Muitas conquistas se alcançaram.

A Europa cresceu, tornou-se um dos melhores lugares do mundo para se viver, mas pecou por levar ao exagero um conjunto de regras que nos agarrou a uma máquina burocrática muito complexa, cuja inflexibilidade a tornou refém de si própria, condicionando e atrasando o verdadeiro progresso, pondo em causa a liberdade dos próprios estados-membros, conduzindo-os a um cansaço, muito propenso àquilo que poderia significar e levar à desagregação da União Europeia.

Atempadamente, será necessário saber tirar as devidas conclusões destes acontecimentos. Para aprendermos com os erros e procurarmos políticas que agreguem verdadeiramente e nos façam focar e caminhar definitivamente no mesmo sentido.

Ao prolongar a crise de 2008 e os efeitos nefastos das políticas de austeridade, sobrepuseram-se muitos outros problemas, como o elevado fluxo de refugiados, dos migrantes e das ameaças terroristas.

Tais factos, mergulharam a Comunidade Europeia num estado de nervos inquietante, que levou à desilusão, ao descrédito, à deceção, à instabilidade e insegurança das pessoas, e por consequência, ao aparecimento preocupante de grupos oportunistas e fações extremistas.

Fomentaram-se movimentos identitários e nacionalistas de um antieuropeísmo tal que colocaram em causa a construção da Europa e todas as suas conquistas, dando lugar a um crescente ambiente de crispação, “onde todos ralham e ninguém tem razão”.

Este clima colocou a Europa numa situação muito frágil face aos novos tempos, com grandes desafios geopolíticos, os quais requerem resiliência, bom senso, maior adequabilidade e adaptabilidade, maior compreensão e grande capacidade de reinvenção.

Não se percebendo claramente as vantagens que o Brexit trará, olharmos para o Reino Unido sem Europa e deixarmos de ver a União Europeia sem o Reino Unido, no contexto difícil que vivemos, é preocupante. Fica um estranho sentimento de que todos saímos a perder.

O Parlamento Europeu deu luz verde ao acordo do Brexit e a bandeira britânica foi parar ao museu, consumando uma página triste na história da Europa com a queda de uma das suas estrelas douradas.

Depois dos sucessivos avanços e recuos, não se formaram os consensos que permitissem assegurar as condições mínimas para a continuidade do Reino Unido, com todas as proporções que conduziram e motivaram o desejo do isolamento do orgulhoso país em querer fazer jus à sua soberana e gloriosa história e ditar as suas próprias leis, deixando finalmente de se submeter às regras de Bruxelas.

Não se percebendo claramente as vantagens que o Brexit trará, olharmos para o Reino Unido sem Europa e deixarmos de ver a União Europeia sem o Reino Unido, no contexto difícil que vivemos, é preocupante. Fica um estranho sentimento de que todos saímos a perder, considerado por muitos o resultado de um erro que poderia ter sido evitado, não fosse a precipitação de um referendo, cujo resultado mais pareceu dar voz à revolta do povo contra a impopularidade de David Cameron, na altura a favor da Europa, que inclusivamente o levou a renunciar ao cargo no dia seguinte.

O referendo do dia 23 de Junho de 2016, ainda que não vinculativo, jamais podia passar indiferente, deu razão aos mais nacionalistas e antieuropeístas, causando um efeito bola de neve sem fim, sacrificando a coesão europeia, ficando-se com a impressão de não se ter avaliado muito bem as suas reais consequências.

Se o Brexit foi difícil e já não se adivinhavam acordos fáceis com Boris Johnson, ficaram lamentavelmente mais complicados com a atual situação pandémica que assola o mundo, que não só atrasou e dificultou todas negociações, como nos mergulhou numa crise política, económica e social sem precedentes.

Em bom rigor, uma União Europeia sem Londres significará uma vida com novas regras entre os cidadãos britânicos e uma nova relação com os europeus, com todas as dúvidas a que ainda se assistem, face à atual situação mundial, sem que se cheguem a consensos plenos de vantagens para todas as partes, em tempos e lugares escarpados como estes, poderá significar a queda final para o precipício.

Por vezes existe um tempo para acreditar, ultrapassar barreiras e avançar. Um tempo para aceitar, respeitar e minimizar impactos. Outras vezes, poderia significar o tempo de se aprender com os erros, refletir, reavaliar e, se fosse preciso, recuar.

Porém, voltar atrás nesta altura dos acontecimentos parece uma ideia romântica. Não se auguram tempos fáceis e a Europa não pode continuar a viver em permanentes impasses, bloqueios e conflitos institucionais. Não há mais tempo a perder.

É urgente, sim, renegociar, reconstruir e honrar alianças históricas, que não só garantam os direitos dos cidadãos, mas também se assumam novas parcerias geoestratégicas económicas e comerciais, em que se assegurem políticas de defesa e segurança, políticas sociais e ambientais que visem salvaguardar os interesses comuns e do planeta, na esperança de que o sucesso do Reino Unido seja o sucesso da Europa e do Mundo.

Comentários

Pedro Araújo Napoleão
Arquiteto com doutoramento em Arquitetura pela Universidade da Corunha. Autor do livro "As Sensações e as Emoções na Arquitetura”.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Sessões de esclarecimento do Haja Saúde regressam a 17 de abril

Iniciativa decorre na Fundação Castro Alves, em Bairro.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.