19.2 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 19 Abril 2024

O papel da artista no futuro da sociedade

Uma arte mais próxima das pessoas contribuirá para o futuro de uma sociedade melhor e mais sensível. A arte enriquece e as pessoas agradecem.

5 min de leitura
- Publicidade -
Pedro Araújo Napoleão
Arquiteto com doutoramento em Arquitetura pela Universidade da Corunha. Autor do livro "As Sensações e as Emoções na Arquitetura”.

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Desde que o Homem começou a sentir necessidade de se expressar, a partir das gravuras de Lascaux, passando pela arte egípcia, às primeiras enunciações gregas que relacionaram as faculdades dos sentidos, passando pelas considerações da escolástica na alta idade média e o espírito dualista do iluminismo, entre o racionalismo e o empirismo, às considerações fenomenológicas estáticas, genéticas e generativas do devir histórico de Edmund Husserl e seus sucessores, até aos nossos dias, que se criou arte, surgiram ideias e conceitos, acerca do que deve ser o papel do artista na sociedade.

Hoje sabemos que uma obra de arte tem o poder de nos impactar emocionalmente, através dos impulsos automáticos fornecidos pelo nosso inconsciente, a partir do momento em que com ela interagimos, gerando‑se reações imediatas que saem do nosso controlo, conduzindo‑nos a partir da experiência corporal e sensorial, das impressões causadas nos órgãos recetores através dos estímulos internos e externos às nossas sensações e, assim, à primeira forma de consciência, à nossa experiência mental que nos leva aos sentimentos das coisas que nos transformam a nós próprios.

Apesar de no passado ter sido atribuído valor pejorativo às emoções e os sentimentos terem sido subestimados pelas pesquisas, assistimos nos dias de hoje a uma certa convergência dos fenomenologistas com as mais recentes noções neurobiológicas que geraram novas formulações de ordem neurofenomenológica.

As análises filosóficas da fenomenologia que se resumem à experiência vivida não parecem suficientes, sendo necessário compreender e interpretar as suas investigações relacionando‑as com a biologia e a ciência da mente.

Contudo, a ciência não alimenta aquela visão generalista da aproximação do coração ao cérebro. As emoções fazem parte da racionalidade, não estão separadas.

Quando criamos, tocamos a obra com o nosso corpo e somos tocados por ela. Sincronizamos o nosso cérebro com sensações pré‑conscientes que nos dão sentimento de identidade. Sentimo‑nos vivos. Incorporamos neuronalmente afetos que se transformam em sentimentos e nos preparam para as nossas ações, onde ocorrem as nossas emoções e, assim, a obra de arte acontece, quando ela vai carregada de sensações e emoções.

O estimulante diálogo, consciente e inconsciente, que se gera no ato criativo, potenciado pela nossa imaginação, não é de todo linear, é tanto ou mais abstrato, tanto ou mais sublime, tanto mais consciente ou inconsciente. Varia em função de um conjunto de fatores que vão muito para além da nossa génese.

A nossa experiência cultural, a nossa vivência espacial, a nossa maior ou menor aptidão como artistas, conduz‑nos a um patamar cognitivo e percetivo de tal forma indiferenciado, que nos dificulta a concretização de uma definição do que realmente significa a arte, por estar sujeita às mais variadas interpretações de quem a cria e de quem a recebe.

O processo criativo é sobretudo um exercício solitário, onde o artista expressa consciente e inconscientemente as suas emoções, dadas pela sua intencionalidade. É um exercício emocional, mas também racional.

É muitas vezes um exercício egoísta. Pode ser muitas vezes um exercício terapêutico, libertador e estimulante, sobretudo quando somos levados por momentos de inspiração.

Os artistas em geral, repudiam tudo aquilo que coloque em causa a sua liberdade de expressão. Compreendendo-se, por isso, a dificuldade em certas áreas criativas, principalmente aquelas que não têm obrigatoriamente de lidar com pessoas, em partilharem das mesmas preocupações, dos mesmos interesses.

Uma arte mais próxima das pessoas, estimula o fascínio e a sensibilidade de quem a recebe, fazendo com que não passe indiferente. Implicará por isso, uma maior organização mental criativa, consciente e inconscientemente comprometida com as pessoas. Implicará, um tempo de introspeção, uma espécie de negociação entre o mundo sensível e o mundo real.

A qualidade das imagens que imprimimos holograficamente, a qualidade da nossa memória, depende da nossa emoção, do sentimento que temos pelas coisas. Um olhar predisposto à compreensão da arte fará toda a diferença.

É urgente por isso, sensibilizar e fomentar a sua compreensão, a essência do que realmente significa a arte. Independentemente de toda a sua carga emocional e sensorial, ela é tanto ou mais evidente se estivermos mais ou menos preparados para a sentir.

Pela sensibilidade que lhes é reconhecida, pelo papel que podem representar na sociedade, pode ser o momento do artista se colocar ao serviço da vida.

Uma arte onde o artista não dá lugar ao seu “ego”, oferece um pouco de si, sendo mais solidário e mais empenhado com o mundo. Uma arte mais próxima das pessoas contribuirá para o futuro de uma sociedade melhor e mais sensível.

A arte enriquece e as pessoas agradecem.

Comentários

Pedro Araújo Napoleão
Arquiteto com doutoramento em Arquitetura pela Universidade da Corunha. Autor do livro "As Sensações e as Emoções na Arquitetura”.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.