12.8 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 16 Abril 2024
Laurisa Farias
Jornalista brasileira a viver em Coimbra, Laurisa gosta de ouvir e contar estórias. Escreve no dia 6 de cada mês.

Uma visita ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (ou: envergo, mas não quebro)

São 13,5 hectares de área que permitem viajar pelo mundo sem sair de Coimbra.

4 min de leitura
- Publicidade -
Laurisa Farias
Jornalista brasileira a viver em Coimbra, Laurisa gosta de ouvir e contar estórias. Escreve no dia 6 de cada mês.

Famalicão

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão arrancam esta segunda-feira

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

Escola de Atletismo Rosa Oliveira é vice-campeã nacional sub-18

Nos Campeonatos Nacionais de 5 quilómetros.

Este fim-de-semana há “Mercado dos Sabores”

Iniciativa conta com cerca de duas dezenas de produtores locais.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Um dos passeios mais agradáveis que o visitante pode fazer em Coimbra é percorrer parte dos 13 hectares doados por frades beneditinos para que o Marquês de Pombal instalasse, em 1772, o Jardim Botânico, com o objetivo de complementar estudos e pesquisas sobre História Natural e da Medicina dos alunos e professores da Universidade de Coimbra. Eu diria até que é uma visita obrigatória especialmente porque a entrada é gratuita.

A Estufa Tropical é uma estrutura imponente e bela, que começou a ser construída em 1855, que pode ser avistada logo que se entra pelo portão principal. Fotografia DR

Logo que se entra, pelo portão principal nos Arcos, à direita temos a imponente Estufa Tropical, que começou a ser construída em 1855 para abrigar o cultivo de plantas de climas os mais diversos. Em 2013, foi dado início ao trabalho de requalificação do Jardim Botânico em seguimento à Universidade de Coimbra ter sido declarada Patrimônio Mundial da Unesco. Cinco anos depois, em 2018, a estufa reabriu as portas. E em grande estilo.

Encontramos, logo à entrada, diversas espécies de orquídea. Depois ficamos maravilhados com o maior nenúfar do mundo, a Victoria cruziana, originária do Rio Amazonas. As folhas podem atingir até 2 metros de diâmetro e suportar cerca de 30 kg na sua superfície. Suas flores são perfumadas e exuberantes, mas duram apenas 48 horas, sendo brancas no primeiro dia e rosa-púrpura no segundo e último dia.

O maior nenúfar do mundo, a Victoria cruziana, originária do Rio Amazonas. Fotografia DR

A ligação do Jardim Botânico com os estudantes da UC é tão profunda que tem até uma espécie que os lembra é chegada a hora de dedicar-se aos estudos porque os exames estão a se aproximar. É a Árvore do Ponto, nome carinhoso dado ao Tulipeiro da Virgínia, originária dos Estados Unidos, cujo nome científico é Liriodendron Tulipifera, e pode chegar a 30 metros.  Com flores amareladas e exuberantes, a árvore floresce entre finais de abril e começo de maio, época que precede os exames, que eram conhecidos como ponto, no início do século 20.

“Árvore do Ponto” é o nome carinhoso dado ao Tulipeiro da Virgínia. Fotografia DR

Particularmente, a parte Jardim Botânico de Coimbra que mais gosto é a da Mata Aberta, que ocupa dois terços da área total do jardim e foi reaberta para visitação pública no verão de 2017, depois de muitas décadas fechadas. Com a reabertura, foi introduzido um serviço para estimular a visitação de quem tem pouco tempo ou simplesmente prefere o conforto de ser transportado mecanicamente: dois miniautocarros híbridos percorrem toda aquela área em seu trajeto de ligar a Baixa e Alta.

É na Mata que encontro meu refúgio em geral. Mas em um espaço ainda mais particular: no bambuzal, que ocupa um hectare da Mata, datando de 1852. É chamado de “Catedral do Bambu”. A zona do bambuzal abriga um pequena capela, dedicada a São Bento, inicialmente uma casa de fresco do século XVII que foi adaptada a local de oratória na época dos frades Beneditinos.

O bambuzal do Jardim Botânico da UC ocupa um hectare da mata. Fotografia DR

vários tipos de bambu na Mata, de diferentes regiões da China. O que ocupa mais espaço é o bambu-gigante, verde-escuro, liso, brilhante, podendo chegar a oito metros de altura e seus colmos – ou canas – a ter 10 centímetros de diâmetro. Há ainda o bambu-negro, que chega a atingir, no máximo, sete metros, e ainda o bambu-quadrado, que, ao contrário dos outros, tem espinhos nos nós.

São várias as lendas sobre o bambu. Há uma lição que sinceramente não sei se é lenda ou realidade. Diz-se que leva cinco anos para a semente desabrochar, pois neste período o crescimento é subterrâneo, com sua raiz tornando-se uma maciça e fibrosa a estender-se vertical e horizontalmente sob o solo. É somente ao final do quinto ano que a parte externa emerge a uma velocidade espantosa e logo chega a ter 25 metros de altura.

O bambuzal do Jardim Botânico de Coimbra é meu lugar favorito, especialmente quando preciso reencontrar meu equilíbrio emocional. Há mais de 15 anos que bambus me inspiram na construção de minha resiliência. Sempre tive um pé de bambu-mosso na minha varandinha e dei presente a várias pessoas. Ele é bem mais fininho e não cresce muito. A inspiração é em razão de uma das principais características da planta: enverga, mas não quebra.

O bambuzal do Jardim Botânico é diferente: bem mais alto e bem mais calibroso. Sorte minha, toda vez que fui lá, talvez devido ser muito cedo, sou a única humana em busca daquela força verde. Ao me enfiar pelos caules e passar minhas mãos pelos colmos peço-lhes que transfiram para mim a capacidade curvar-me e ser flexível em tempos de ventos severos, sem que eu venha a partir-me ao meio. O curvar-se pode ser visto também como prática de humildade, ao reconhecer que as manifestações da natureza precisam ser respeitadas.

(A autora escreve em português do Brasil)

Comentários

Laurisa Farias
Jornalista brasileira a viver em Coimbra, Laurisa gosta de ouvir e contar estórias. Escreve no dia 6 de cada mês.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Sessões de esclarecimento do Haja Saúde regressam a 17 de abril

Iniciativa decorre na Fundação Castro Alves, em Bairro.

PASEC vence Prémios Erasmus pelo nono ano consecutivo

Associação recebeu dois prémios.

Moradores denunciam “estado de abandono e negligência” em mega-urbanização de Cavalões

A Urbanização Pinhais de Seda, que cresceu numa zona florestal na confluência das freguesias de Cavalões, Outiz e Vilarinho das Cambas, terá 170 moradias.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens terminou 2023 com cerca de 300 processos em Famalicão

“Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” assinalado no decorrer do mês de abril.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.