“Transformar o centro da cidade de Famalicão num verdadeiro espaço comercial ao ar livre, como um espaço aberto, moderno e atrativo, com duas a três lojas âncora, cinema e estacionamento”. Esta é uma das propostas apresentadas por Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no último sábado, no evento em que foi apresentada a lista de candidatos a vereadores e que contou com a presença do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro.
“O objetivo é claro: dinamizar e fortalecer o comércio tradicional, tornando o centro da cidade num verdadeiro espaço comercial ao ar livre, mais apelativo para quem vive, visita ou investe em Vila Nova de Famalicão”, afirma Eduardo Oliveira.
“Este projeto nasce de um debate com a comunidade. Queremos uma governação que se faz com todos e para todos, e esta visão para o centro urbano é disso exemplo”, sublinha Eduardo Oliveira, salientando que a ideia surgiu na sequência do Pensar 2025, iniciativa promovida pelo PS Famalicão “para ouvir os cidadãos e construir um programa autárquico participativo”.
“Trata-se de um modelo já adotado noutras cidades europeias e que têm tido resultados positivos para o comércio e para a população”, destaca Eduardo Oliveira.
O candidato socialista reforça que esta intenção será desenvolvida em estreita colaboração com os lojistas e com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão, “numa lógica de parceria e valorização do tecido económico local”.
“Queremos que o centro da cidade seja vivo e atrativo, onde as pessoas se encontrem e o comércio floresça. Um espaço com vida, que una identidade, modernidade e dinamismo económico. Queremos dar uma nova vida ao centro de Famalicão e ao comércio tradicional”, destaca Eduardo Oliveira.
APOIO AO COMÉRCIO LOCAL
Este plano integra uma estratégia mais ampla de apoio ao comércio local e às famílias famalicenses, onde se destaca também a implementação do Cheque Natalidade – uma das outras medidas discutidas no Pensar 2025. Refira-se que o Cheque Natalidade prevê um apoio de 1.000 euros por cada criança nascida no concelho, dos quais 500 euros deverão ser usados exclusivamente no comércio tradicional de Famalicão.
“Cada nascimento representa um compromisso com o futuro. Este apoio às famílias liga-se também ao nosso objetivo de reforçar a economia local, criando mais vida, mais consumo e mais comunidade em Famalicão”, conclui Eduardo Oliveira.
Com estas medidas, a candidatura do PS apresenta “uma visão integrada que cruza urbanismo, economia e coesão social, apostando num modelo de governação participativo e próximo das pessoas”.


Comentários