7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024

“Ribeirão precisa de um presidente focado na vila e que saiba dialogar com as pessoas”

Rúben Gomes, candidato do PS à presidência da Junta de Ribeirão, promete "trabalhar pela unidade" da freguesia.

5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Rúben Gomes, de 44 anos, é o candidato do Partido Socialista à presidência da Junta de Ribeirão. Natural e residente em Ribeirão, é quadro da Continental Mabor, onde trabalha como técnico de industrialização do produto. Também é Presidente do Ribeirão Futebol Clube, cuja equipa de futebol acaba de regressar aos campeonatos nacionais.

Rúben Gomes estudou na Escola Profissional Forave, em Lousado, e frequentou o curso de Fiscalidade e Finanças Públicas no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Foi socorrista da Cruz Vermelha de Ribeirão, onde foi agraciado com a medalha de agradecimento pela valiosa e espontânea colaboração prestada à Instituição.

Na última de uma série de entrevistas do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO às candidaturas com representação eleitoral na Assembleia de Freguesia de Ribeirão, Rúben Gomes considera que a variante à EN Porto-Braga, que está num processo imparável, “vai revolucionar Ribeirão”. E o candidato socialista revela que, se for eleito presidente da Junta, nas eleições intercalares do próximo domingo, 11 de junho, vai “trabalhar em cooperação constante com a Câmara Municipal de Famalicão”.

NOTÍCIAS DE FAMALICÃO – Os eleitores da vila de Ribeirão são chamados a eleições intercalares que vão ditar a escolha de uma nova Junta de Freguesia e de uma nova Assembleia de Freguesia. O que pensa dos motivos que provocaram estas eleições?

RÚBEN GOMES – O problema foi criado por um erro no orçamento da Junta de Freguesia para 2023. Lembro-me de ter sido eu a dar ao senhor presidente da Junta a oportunidade de suspender os trabalhos da Assembleia de Freguesia para que pudesse retificar o orçamento. Ele não quis e preferiu demitir-se, pensando que iria obter ganhos políticos com as eleições intercalares. Foi assim que os ribeirenses foram chamados a eleições. Agora interessa é falar do futuro e das propostas que temos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

NOTÍCIAS DE FAMALICÃO – Quais as razões da sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Ribeirão?

RÚBEN GOMES – Quero ser presidente da Junta de Ribeirão para a servir a minha terra. Para trabalhar pelo desenvolvimento da nossa vila, que se encontra estagnada. Sempre me dediquei às associações locais. Na Cruz Vermelha, no Ribeirão Futebol Clube, etc. Sempre estive em projetos para o bem comum. Estou nesta candidatura do PS para continuar a dar o melhor de mim em prol da nossa terra. E tenho comigo uma equipa capaz e mobilizada. Ribeirão precisa de um presidente da Junta que esteja totalmente focado na resolução dos problemas da nossa vila. Um presidente que saiba unir Ribeirão, que saiba dialogar com as pessoas, pondo toda a gente a remar para o mesmo lado.

NOTÍCIAS DE FAMALICÃO – Que avaliação faz daquilo que é hoje a freguesia de Ribeirão?

RÚBEN GOMES – Ribeirão é uma vila adormecida e estagnada. Estamos a marcar passo há muito tempo. Mas é uma vila com enormes potencialidades. O povo de Ribeirão está cansado de ver as mesmas pessoas há muitos anos no poder. Eu sou de uma nova geração. Tenho o sangue novo que a nossa terra precisa. Tenho ideias e tenho soluções. Apresentamos aos ribeirenses um programa com 60 soluções centradas na qualidade de vida das pessoas. Quero ser um presidente para todos os homens e todas as mulheres de Ribeirão. Um Presidente para todas as crianças, para todos os jovens e para todos os idosos.

NOTÍCIAS DE FAMALICÃO – Quais são os três problemas de Ribeirão que o próximo presidente da Junta terá de resolver?

RÚBEN GOMES – As fracas acessibilidades rodoviárias são um problema para os moradores e para as empresas, que têm dificuldades para escoar os seus produtos. Outros problemas são a falta de limpeza dos espaços públicos e uma Junta de Freguesia afastada das pessoas. Comigo na presidência da Junta teremos soluções para estes problemas, a começar pelas acessibilidades, dado que as obras da variante à Estrada Nacional 14, com uma nova ponte sobre o rio Ave e respetivas ligações à vila, estão a chegar a Ribeirão e vão revolucionar a nossa vila. É um grande investimento do Governo, com um forte impacto no reforço das nossas atividades económicas. Vamos investir na limpeza da rede viária e espaços públicos e teremos a Junta aberta até às 20h00.

NOTÍCIAS DE FAMALICÃO – Como deve ser o relacionamento entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão?

RÚBEN GOMES – Comigo na presidência da Junta de Ribeirão vamos trabalhar em cooperação constante com a Câmara Municipal de Famalicão. Trabalharemos em cooperação com a Câmara Municipal, com o Governo e com todas as instituições. E vamos trabalhar pela unidade de Ribeirão em cooperação com as instituições da nossa vila. Com as associações, com as empresas, com as escolas, com a paróquia.

NOTÍCIAS DE FAMALICÃO – Do seu programa eleitoral, quais são as cinco medidas que considera mais importantes?

RÚBEN GOMES – Vou destacar cinco, como é pedido, mas devo dizer que o conjunto das “60 Soluções Para Ribeirão” que apresentamos aos ribeirenses formam um programa muito completo e sustentável. Destaco cinco medidas que dependem da nossa responsabilidade e que terão aplicação imediata: o apoio às famílias e à economia local com a criação de um Vale Natalidade no valor de 500 euros, por cada recém-nascido residente em Ribeirão, que terá de ser utilizado no comércio e nos serviços da vila;

A criação do Roteiro Gastronómico de Ribeirão e sua divulgação do site da Junta e nas redes sociais. É uma medida de apoio às empresas de restauração no âmbito de um plano de trabalho mais vasto, com o incentivo à criação da Associação Empresarial e Comercial de Ribeirão como fórum de apoio às empresas e à promoção das atividades económicas da vila;

A criação do Programa Ribeirão Mais Verde, contemplando a plantação de árvores e a criação e manutenção de jardins e espaços verdes, assim como um horto de plantas e flores para embelezar e valorizar os espaços verdes da freguesia.

A criação de uma Bolsa de Mérito para os melhores alunos do 3.⁰ Ciclo do Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos de escolaridade) do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, nos termos a definir em regulamento;

E a criação do Conselho Associativo Ribeirense, com representantes de associações e outras instituições da vila de Ribeirão com o objetivo de promover intercâmbios e parcerias e elaborar uma agenda de eventos culturais, desportivos e sociais comum, potenciando públicos e maximizando os recursos existentes.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.