A comunicadora Andreia Abreu já trabalhou como jornalista em Vila Nova de Famalicão e trabalha atualmente na Câmara Municipal de Amarante, onde entrou em 2015 como técnica superior de comunicação.
Esta terça-feira, 14 de março, a ex-jornalista, agora no papel de autora de livros, regressa à freguesia de Oliveira Santa Maria, no concelho de Vila Nova de Famalicão, de onde é natural, para apresentar um livro “que vem da terra dos sonhos e das histórias de embalar”.
Assim, esta terça-feira, a partir das 10h30, será tempo de celebrar a leitura, a escola e a família, na Escola Básica de Oliveira Santa Maria, onde a Andreia Abreu aprendeu a ler, a escrever e a contar.
E a autora não estará sozinha. Com ela estarão os dois filhos que a ajudaram a escrever o livro “Contos a Três”. “Os meus filhos lançaram o desafio e eu fechei os olhos, inspirei-me e atirei-me à escrita. Estou muito feliz com a aceitação do público, o feedback já está a ser muito positivo”, confessa a comunicadora.
O convite surgiu por parte da Associação de Pais e o evento contará com a presença do presidente da Junta de Freguesia, António Pereira, da diretora do Agrupamento de Escolas de Pedome, Sandrina Fortes, e da chefe da Divisão de Bibliotecas e Arquivos, Carla Araújo, em representação do Município de Vila Nova de Famalicão.
À tarde, a autora visitará uma outra escola do concelho, a Escola Básica de Valdossos, na freguesia de Fradelos, para mais um encontro com alunos e toda a comunidade escolar.
No dia 22 de abril, Andreia Abreu irá integrar a “Festa do Livro: Famalicão a Ler”, que se realiza entre 22 e 26 de abril e decorrerá ao ar livre, na renovada Praça D. Maria II, em modelo de stands onde estarão representadas as mais variadas editoras locais e nacionais.
Como seria de imaginar, o mote dado no livro “Contos a Três” é tão infantil quanto fantástico e prova que as boas histórias são as que se enxertam no gosto e no imaginário das crianças.
Nos 14 minicontos deste livro, habitam o Coelhinho Branquinho, o Rato Gato Gaspar e o Gato Lucas (que são amigos a valer), o menino Pedro (com medo do escuro), um Urso Comilão, a Clara e o João (os irmãos que gostam de brincar juntos), a menina dos Sonhos Azuis, o Zé (com medo de se ver ao espelho), o Xilofone rezingão, o Elefante que queria voar, o João (que só gostava de dormir), a Lua (a espirrar), os planetas apaixonados, uma corujinha destemida e um pintainho amarelo.
“Com tais personagens, estes contos só podem deixar os miúdos e os graúdos a sonharem juntos, assim espero, desejando que as leituras sejam sinónimo de momentos aconchegantes, em família, e com direito a grandes noites de sono tranquilo”, diz Andreia.
Natural de Vila Nova de Famalicão, ainda estudante colaborou com o jornal “Opinião Pública” e a “Rádio Digital FM”. Em 2000 ingressou na licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Estagiou na SIC e trabalhou na TVI e no Porto Canal. Desde 2015 exerce funções como Técnica Superior de Comunicação no Município de Amarante. É diretora-adjunta da revista de literatura infantojuvenil “A Casa do João”. Em novembro de 2021, Andreia Abreu, que está radicada em Amarante desde 2013, lançou o livro de crónicas “OS Dias da Maria”.
A edição de “Contos a Três” é da “Trinta por uma linha” do editor, investigador e escritor João Manuel Ribeiro. As ilustrações são da autoria de Maria Pimentel.
Comentários