Os famalicenses já depositaram nos capsulões espalhados pelo concelho cerca de 13 toneladas destes resíduos desde finais de 2023 – altura em que teve início o programa de recolha de cápsulas de café usadas.
Depois da instalação dos primeiros 20 capsulões, a autarquia acabou de instalar, este mês, mais 30 equipamentos para a deposição de cápsulas de café usadas nas freguesias famalicenses, perfazendo assim um total de 50 capsulões distribuídos por todo o território.
Recorde-se que a implementação deste projeto surgiu do protocolo celebrado, entre o município de Vila Nova de Famalicão, a AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, e as empresas Nestlé, Delta Cafés, Massimo Zanetti, Newcoffee, JVM, José Maria Vieira e UCC Coffee, – comercializadoras de café em cápsula para consumo doméstico em Portugal.
Os equipamentos, disponíveis em todo o concelho, vão permitir valorizar integralmente esta tipologia de resíduos: o plástico e alumínio vão ser reciclados e as borras e/ou os filtros de café vão seguir para compostagem.
Os famalicenses que queiram reciclar estes materiais devem inserir as cápsulas de café usadas num saco de plástico fechado, dirigir-se a um dos capsulões disponíveis em todo concelho e depositá-lo dentro do equipamento. A localização dos capsulões pode ser consultada no site do município.
Comentários