15.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 20 Abril 2024

Bilhetes para a homenagem a Margarida Malvar já disponíveis

Evento realiza-se na tarde de 1 de dezembro e tem entrada livre, mas requer o prévio levantamento de ingresso.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Estão já disponíveis, em quatro estabelecimentos comerciais da cidade, os bilhetes para a homenagem à advogada famalicense Margarida Malvar, que na tarde do próximo dia 1 de dezembro irá realizar-se no grande auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Embora seja de entrada livre, o evento está sujeito ao levantamento prévio de ingressos, sem custos, dado o seu conteúdo eminentemente cultural.

A informação é da associação famalicense Casa da Memória Viva (CMV), a quem cabe a organização da homenagem à primeira mulher famalicense a licenciar-se em Direito e a exercer advocacia no concelho. Do programa sobressai um concerto do Coral de Letras da Universidade do Porto e a declamação de poemas de Cristina Pizarro e Salvador Coutinho, advogado e decano dos poetas famalicenses.

Os bilhetes estão disponíveis, até ao próximo dia 30, na OPS Seguros, R. Ernesto Carvalho, 150 (dias úteis até às 17 horas); na Pipe’s Bazar, Av. 25 de Abril, 124; Fontenova Livraria, Al. Luís de Camões, 142; e Casa Freitas, R. de Santo António, 59. No dia do evento, serão disponibilizados os ingressos sobrantes na Casa das Artes, entre as 14 e as 16,30 horas.

Nesta apresentação famalicense, com início às 17 horas do “Dia da Restauração da Independência”, o Coral de Letras da UPorto será dirigido por Pedro Guedes Marques, tendo José Luís Borges Coelho como maestro titular, cabendo ao Professor Fausto Neves o acompanhamento ao piano.

Do repertório constam nove “Canções Heróicas”, de Fernando Lopes-Graça, numa escolha musical que pretende realçar a “preenchida vida cívica e política de uma cidadã desde muito jovem comprometida com as causas da Liberdade, da Democracia e da dignificação da Mulher”, sublinha Carlos de Sousa, presidente da CMV.

SOBRE A HOMENAGEADA

Maria Margarida Braga Malvar nasceu em Gavião, há 78 anos, e sempre viveu em Famalicão. Foi a primeira mulher famalicense a licenciar-se em Direito e a exercer advocacia no concelho. Entre 1990 e 1992, presidiu à delegação concelhia da Ordem dos Advogados, instituição que recentemente lhe atribuiu a sua “Medalha de Honra”. No triénio 2001/2003, integrou, por eleição dos seus pares, o primeiro Conselho de Deontologia do Porto da Ordem.

Mantém, desde antes do 25 de Abril, uma grande atividade cívica e política, tendo sido uma das poucas mulheres candidatas pelas forças da Oposição Democrática nas eleições para a então Assembleia Nacional, durante os 48 anos de fascismo. Aconteceu em 1969, quando Margarida Malvar, então com 25 anos, integrou a candidatura da CDE por Braga.

Depois do 25 de Abril, teve um papel importante na defesa e consagração institucional dos direitos das mulheres trabalhadoras e foi autarca em Vila Nova de Famalicão.

Em 1982, substituiu na Câmara Municipal o eng. António Pinheiro Braga – que havia presidido à Comissão Administrativa legitimada pelos militares de Abril – e pouco depois renovou o lugar na vereação, ao ser eleita pela APU – Aliança Povo Unido, no mandato 1982/1985. Posteriormente, ainda foi deputada municipal.

Em 2004, pelas mãos do presidente da Câmara de então, Armindo Costa, foi agraciada com a “Medalha de Honra do Município”.

Em 2014, foi homenageada na Assembleia da República, a par de todos os advogados dos presos políticos na ditadura do Estado Novo, numa iniciativa do “Movimento Não Apaguem a Memória”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.