19.4 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 18 Julho 2025

Nova variante à EN14 entre Trofa e Famalicão inaugurada após décadas de reivindicações

Último lanço da Variante à EN14 foi inaugurado na passada sexta-feira

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O último troço da nova variante à Estrada Nacional 14, que faz a ligação entre os concelhos de Famalicão e Trofa com uma nova ponte sobre o rio Ave, foi inaugurado na passada sexta-feira, 27 de junho.

A obra tem uma extensão de 2,4 quilómetros e faz a ligação entre o interface rodoferroviário da Trofa à zona de Santana, em Ribeirão, no concelho de Famalicão.

Com cerca de 20 quilómetros de extensão, a variante à EN14 representa um investimento global de aproximadamente 53 milhões de euros, e liga agora os concelhos de Famalicão, Trofa e Maia, de forma mais rápida, numa alternativa que promete aliviar trânsito e melhorar acessibilidades desta região.

A abertura ao tráfego desta nova via põe fim a décadas de reivindicações de autarcas, empresários e pela população da região, que até agora apenas tinha a EN14 como via de ligação entre estes concelhos.

A presidir à cerimónia de inauguração, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, salientou a importância estratégica da nova via para a região. “Estamos a falar de dois concelhos absolutamente centrais naquilo que é a produção no valor acrescentado bruto nacional. Famalicão é o terceiro concelho do país mais exportador e, portanto, é uma infraestrutura essencial para reduzir tempo, para melhorar a fruição dos bens transacionáveis, da economia real”, acrescentando que o país não pode demorar tantos anos para concretizar uma obra “tão importante e tão essencial” para o crescimento da economia e para a “justiça territorial”.

O Presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, considerou o momento “de enorme felicidade” e destacou o impacto desta nova ligação: “Estamos a materializar uma obra depois de muitos esforços e reivindicações de todo um território. Esta é uma obra que impacta diretamente na qualidade de vida dos nossos concidadãos, mas também na competitividade do nosso tecido produtivo”.

O mesmo foi referido pelo presidente da Câmara da Trofa, António Azevedo, cidade atravessada pela EN14 e onde o estrangulamento do trânsito é evidente. “Quem conhece a EN14 como nós a conhecemos, na hora de ponta, era uma hora e meia, duas horas, para ligar a Trofa a Famalicão, e esta ligação vai melhorar muito a ligação aos nossos concelhos”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.