Iniciativa Liberal na corrida à Junta de Joane com candidato que era o preferido do PSD

Acordo entre presidente da Junta cessante e Mário Passos impede candidatura própria da coligação PSD-CDS. Liberais aproveitam e lançam Plácido Dias.

Comentários

2 min de leitura

O independente Plácido Dias é o candidato da Iniciativa Liberal à presidência da Junta de Freguesia de Joane, apurou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO junto de fonte partidária.

O candidato escolhido pela Iniciativa Liberal regista a particularidade de ter sido o preferido dos militantes do PSD de Joane para as próximas eleições autárquicas.

Segundo apurámos junto de fontes sociais-democratas, o Núcleo de Joane do PSD queria que a coligação PSD-CDS voltasse a ter uma candidatura própria e que o candidato à presidência da Junta fosse Plácido Dias. Porém, essa pretensão terá esbarrado num acordo entre o presidente da Junta cessante, António José Oliveira, e o presidente da Câmara, Mário Passos.

- Publicidade -

Um acordo que passaria pela candidatura do vice-presidente da Junta, Cláudio Cadeia, sem os símbolos da coligação PSD-CDS, mas com o apoio da coligação. Recorde-se que a Junta de Joane é liderada António José Oliveira, com o apoio da coligação municipal PSD-CDS. Oliveira tinha rompido com o PS em 2017.

De acordo com fontes sociais-democratas, o presidente da Junta cessante conseguiu convencer a coligação municipal a aceitar Cláudio Cadeia como candidato, contra a opinião do PSD de Joane – cujos militantes nem foram ouvidos sobre o assunto –, e que preferia apoiar Plácido Dias.

A candidatura da Iniciativa Liberal à Junta de Joane recebe, assim, um impulso inesperado. Tudo por causa de divisões no PSD de Joane, que não concordam com a estratégia de apoio a um candidato indicado pelo presidente da Junta cessante.

INSATISFAÇÃO NO PSD-JOANE

Aproveitando a insatisfação dos militantes do PSD de Joane, contra a estratégia de Mário Passos de apoio a uma lista “independente” apoiada pela coligação municipal, a Iniciativa Liberal entrou em campo, tendo passado as últimas semanas em reuniões, em que foram identificados os problemas da vila de Joane.

“A proximidade entre a Iniciativa Liberal e Plácido Dias foi crescendo e estamos agora em condições de ganhar a Junta de Joane”, afirmou ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO o líder concelhio da IL, Paulo Ricardo Lopes.

“Para nós é um orgulho ter conseguido desviar Plácido Dias da órbita do PSD, garantindo assim que o conhecimento que a nossa equipa tem dos problemas de Joane será transformado em soluções”, garante Paulo Ricardo Lopes, destacando “os problemas de mobilidade e falta de espaços de lazer condicentes com o estatuado da vila de Joane”.

Paulo Ricardo Lopes, que é o candidato da IL à presidência da Câmara de Famalicão, “foi com surpresa que constatamos a opção da coligação PSD-CDS de não concorrer à vila de Joane para apoiar alguém que faz parte de um executivo da Junta que pouco ou nada tem feito pelos seus habitantes”.

“JOANE NO CORAÇÃO”

O líder concelhio da Iniciativa Liberal adianta que, “perante o cenário de só existirem candidatos de esquerda numa das maiores freguesias do concelho e a disponibilidade de um excelente candidato a nossa decisão tornou-se fácil”.

Plácido Dias, recentemente reformado, estando, por isso, “em condições de dedicar as 24 horas do seu dia a Joane”, afirma: “Estou muito contente pela oportunidade de em conjunto com a Iniciativa Liberal melhorar a qualidade de vida de Joane. Quero trabalhar para que o futuro da vila de Joane seja tão forte quanto as nossas raízes, na certeza de que terei sempre Joane no coração”.

Comentários

Notícia anterior

Eduardo Oliveira lança site “com visão estratégica para Famalicão”

Notícia seguinte

A ACO, empresa líder em calçado de conforto, nasceu em Mogege faz hoje 50 anos

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.