10.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

Mário Passos faz viagem secreta a Lisboa para defender projeto imobiliário em reserva ecológica

Terreno de ex-autarca de Fradelos, da coligação PSD-CDS, pode passar a valer 40 vezes mais. Presidente da Câmara quer declarar interesse público municipal para viabilizar o projeto.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão prepara-se para aprovar mais uma “declaração de relevante interesse público municipal” e está em vias de nascer uma nova polémica no concelho, quando a mais recente ainda está acesa [ver aqui].

Desta vez, a atribuição da “declaração de relevante interesse público municipal” é para um projeto da empresa Parque de Famalicão – Empreendimentos Imobiliários, uma sociedade anónima com sede na Póvoa de Varzim, que tem como presidente do conselho de administração Avelino Reis, militante do PSD-Famalicão e ex-autarca de Fradelos.

A proposta de atribuição de “declaração de relevante interesse público municipal” que vai a votos na reunião do executivo municipal esta quinta-feira, 31 de agosto, é assinada pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, não incluindo nenhum parecer técnico ambiental ou jurídico dos serviços municipais.

PAULO CUNHA E MÁRIO PASSOS EM LISBOA

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO apurou que o advogado da empresa é Paulo Cunha, dirigente distrital e nacional do PSD que, desde que deixou a presidência da autarquia famalicense, voltou a dedicar-se à advocacia. Inclusive, Paulo Cunha acompanhou Avelino Reis e Mário Passos numa reunião no Ministério do Ambiente, em Lisboa.

A reunião com o secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, um socialista que integrou o último executivo de Mesquita Machado na Câmara Municipal de Braga, foi realizada no mês de julho e não contou com a presença do vereador do Ambiente da autarquia famalicense.

Mário Passos conferiu tanto secretismo ao encontro que teve em Lisboa que nem sequer utilizou a viatura oficial da autarquia na sua deslocação.

TERRENOS PODEM PASSAR A VALER 40 VEZES MAIS

A proposta que vai a votos na reunião do executivo municipal desta quinta-feira apresenta um projeto para construção de pavilhões empresariais e industriais num terreno com uma área total de 218.378,90 metros quadrados na freguesia de Cabeçudos.

Trata-se de um terreno inserido em espaço agrícola e reserva ecológica que outrora foi propriedade do Grupo Sonae, junto ao nó de acesso às autoestradas A3 e A7.

O projeto imobiliário, apresentado sob a designação de um Eco Parque Tecnológico, apenas pode avançar nesse terreno se a Câmara de Famalicão conceder a “declaração de relevante interesse público municipal”. Isso porque há diversos condicionantes para a utilização desse terreno para esse fim uma vez que a sua classificação no Plano Diretor Municipal (PDM) refere que está inserido na estrutura ecológica municipal, é um terreno atravessado por linhas de água, é uma área com imóveis abrangidos pelo perímetro de proteção de património edificado, entre outros aspetos.

Recorde-se que ao declarar que um projeto tem “relevante interesse público municipal” a Câmara Municipal está a conceder um estatuto que permite alterações diversas ao nível do ordenamento territorial possibilitando, por exemplo, a construção em terrenos classificados como Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN) entre outros condicionantes.

Um especialista na área da construção e do imobiliário consultado pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO apontam para a “hipervalorização de terrenos”, uma vez que o metro quadrado naquela zona sem capacidade construtiva está avaliado em cerca de três euros e pode passar a valer 120 euros, ou seja, cerca de 40 vezes mais do que o valor atual.

MAIS DE 100 MIL METROS DE ÁREA CONSTRUÍDA

No documento que vai à reunião camarária está anexado à proposta uma apresentação do conceito preliminar do projeto denominado Eco Parque Tecnológico que contempla uma área construída superior a 100 mil metros quadrados.

“O interesse é visto em prol da população local, pressupondo o interesse de toda a coletividade abrangida, donde resulta o interesse”, limita-se a dizer Mário Passos na proposta que assina, não dando mais explicações que justifiquem a “declaração de relevante interesse público municipal” e as consequências daí advindas.

O documento que apresenta o megaprojeto empresarial, da autoria da empresa portuense Ventura + Partners, também não é claro quanto à finalidade, afirmando apenas que se trata de um projeto “que pretende aliar infraestruturas industriais inovadoras a infraestruturas empresariais”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.