10.5 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 17 Maio 2024

Casa das Artes exibe exposição fotográfica sobre os 50 anos da Leica em Portugal

Exposição será inaugurada no dia 5 de setembro.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Alunos da Escola D. Sancho I vencem Olimpíadas de Educação Financeira 

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma do 10º ano da Escola D. Sancho I, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do ensino profissional. 

Até tu, Fernandus?

Ao menos não nos falhe nunca o PSD, que se dá mal com a urticária, mesmo quando autoinfligida. Se fosse pela oposição bem podíamos esperar sentados.

Com inauguração agendada para 5 de setembro, às 18h30, e de entrada livre, a exposição fotográfica celebra 50 anos da Leica em Portugal. Uma jornada visual através do tempo, numa perspetiva apaixonada por meio século de história, espelhada na paixão pela perícia, pela precisão e pelo fabrico artesanal, de olhos postos no futuro.

A Leica Portugal, empresa pioneira no desenvolvimento de câmaras, lentes e sistemas de imagem, inaugurará, no dia 5 de setembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, a exposição “De Famalicão Para o Mundo: 50 Anos da Leica em Portugal”, exibição que promete cativar entusiastas da arte e da fotografia, ao transportá-los numa viagem através do tempo, da tecnologia e de momentos atemporais eternizados em fotografia.

Sob a curadoria de Karin Rehn-Kaufmann, diretora de arte e diretora internacional das 26 Galerias Leica, e com apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, esta exibição celebra o sucesso, a diversidade e a comunidade que liga Wetzlar e Famalicão desde 1973.

Com recurso a fotografias de arquivo, a série “5 Décadas” demonstra o compromisso e dedicação, bem como a evolução desta unidade de produção da Leica, nascida em Vila Nova de Famalicão, que iniciou o seu percurso em 1973 com pouco mais de 10 colaboradores.

A série “Um dia”, de Gonçalo Fonseca, fotógrafo documental e curador baseado em Lisboa, especializado em projetos íntimos e de longa duração, apresenta as rotinas da fábrica, cinco décadas após o seu começo.

Pela primeira vez em Portugal, estarão em exposição um conjunto de 12 fotografias icónicas de nomes como Ralph Gibson, Steve Mcurry, Joel Meyerowitz, Thomas Hoepker ou Barbara Klemm, vencedores do prémio Leica Hall of Fame, um prémio que celebra a carreira de fotógrafos que contribuíram para o desenvolvimento da marca e da arte fotográfica.

No primeiro andar da Casa das Artes, estará patente “Os rostos de hoje”, da autoria do consagrado fotógrafo Michael Agel, série que retrata o rosto de cada um dos colaboradores atuais da Leica em Portugal, pessoas que trabalharam diariamente para o sucesso da empresa ao longo das últimas cinco décadas e que transformaram o tradicional negócio de Wetzlar num empreendimento europeu.

De entrada gratuita, a exposição “De Famalicão Para o Mundo: 50 Anos da Leica em Portugal” estará patente até dia 12 de novembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lusíada entrega das cartas de curso aos diplomados este sábado

Dia da Universidade celebrado com missa, sessão solene e música.

Fábrica da Continental em Lousado a caminho da produção neutra em CO2

Produção neutra em CO2 está em teste na fábrica de Lousado, com capacidade de produção para mais de 18 milhões de pneus por ano. 

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.