Cinema: prémios do Ymotion 2020 com 183 candidaturas. É um recorde

A realizadora Ana Rocha de Sousa, autora do filme “Listen”, que este ano arrecadou seis prémios no Festival de Cinema de Veneza, é presença confirmada no Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Comentários

2 min de leitura
Depois de premiada em Veneza, a realizadora Ana Rocha de Sousa é presença confirmada em Famalicão.

A realizadora Ana Rocha de Sousa, autora do filme “Listen”, que este ano arrecadou seis prémios no Festival de Cinema de Veneza, é presença confirmada no Ymotion, o Festival de Cinema Jovem promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A fase final do festival arranca esta segunda-feira, dia 2, e decorre até 7 de novembro, dia em que serão conhecidos os vencedores dos oito prémios atribuídos pelo Ymotion, com natural destaque para o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, que será entregue à melhor das 45 curtas em competição.

A presença de Ana Rocha de Sousa no festival está agendada para o dia 7 de novembro. Para além da exibição de uma das suas últimas curtas-metragens, a realizadora portuguesa vai também estar à conversa com Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do Ymotion, que nesse mesmo dia estará também à conversa com o ator e realizador Diogo Morgado, num tributo prestado pela organização do festival.

- Publicidade -

Do programa geral do festival, destaque também para sábado, dia 6, que ficará marcado pela organização da Mostra do Novíssimo Cinema Português, comissariada por Rui Pedro Tendinha e que consistirá numa conversa com as atrizes Catarina Wallenstein e Sara Barradas sobre interpretação, e pela exibição das primeiras imagens do filme “Bem Bom” com uma conversa com Tozé Brito e Eduardo Breda, um dos protagonistas do filme inspirado na história da banda portuguesa Doce.

Para a noite do próximo sábado, 7 de novembro, está agendada a sessão de encerramento do festival que decorrerá no auditório do Centro de Estudos Camilianos. Para além da atribuição dos prémios, a grande final do Ymotion contará também com a atribuição, pela primeira vez, do Prémio Carreira ao ator português Nuno Lopes e com a habitual homenagem do festival, que este recairá sobre ator mais “hollywoodesco” do Brasil, Rodrigo Santoro.

O júri do Ymotion é composto por Tiago R. Santos, argumentista e crítico de cinema, pela realizadora Luísa Sequeira, pelo jornalista da RTP e Antena 1 Tiago Fernando Alves, pela diretora de casting Patrícia Vasconcelos, pelo jornalista do Público Samuel Silva e pelo realizador Pedro Cabeleira, vencedor do Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição do Ymotion.

Recorde-se que no total serão entregues oito prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, “Prémio Escolas Secundárias” e “Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.

Este ano o Ymotion atingiu o número recorde de 183 candidaturas. As 45 curtas em competição vão estar em exibição de 2 a 5 de novembro, na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícia anterior

Será que as máscaras agravam crises de enxaqueca?

Notícia seguinte

Covid-19 pode afetar os dedos dos pés

- Publicidade -
O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.