Eduardo Oliveira, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou mais uma medida do seu programa autárquico: a realização de rastreios de saúde trimestrais nas academias sénior do concelho. O objetivo da proposta é despistar, de forma precoce, eventuais patologias e garantir o devido encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Neste sentido, Eduardo Oliveira pretende criar um protocolo com a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, “envolvendo e valorizando a comunidade académica como um agente fundamental na resposta aos desafios locais, nomeadamente no apoio à saúde e bem-estar da população sénior”.
A proposta foi apresentada durante o périplo do candidato socialista pelas associações locais, que teve como primeira paragem a Academia da Vida, uma academia sénior da freguesia de Gavião. Ao longo da visita, Eduardo Oliveira sublinhou “a importância de promover o envelhecimento digno, qualidade de vida e participação ativa na comunidade”.
As restantes medidas apresentadas – e que se vão tornar públicas na apresentação do programa autárquico de Eduardo Oliveira – incluem o reforço do investimento nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para aumentar a capacidade de centros de dia e lares, bem como a criação de residências partilhadas para seniores, entre outras.
“A qualidade de vida dos nossos seniores é uma prioridade. Queremos alargar a rede de academias sénior a todo o concelho e garantir o seu dinamismo, valorizando o papel que estas instituições têm na saúde, bem-estar e inclusão dos mais velhos”, destacou Eduardo Oliveira, referindo, ainda, que o objetivo passa por “promover soluções inovadoras e mais próximas das reais necessidades das pessoas”.
MUDANÇA NA AÇÃO SOCIAL
Na apresentação da candidatura, em janeiro, Eduardo Oliveira já tinha reforçado a importância da cooperação com as IPSS para aumentar a resposta social àqueles que são os desafios dos cidadãos famalicenses.
Para garantir o apoio aos seniores, o candidato defende a dinamização de soluções de residência e apoio comunitário, a aposta no centro municipal geriátrico, espaço com várias valências, piscina adaptada, ginásio adaptado, universidade sénior, unidade de cuidados continuados, casa da memória, entre outros.
Comentários