12.2 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Fundação Cupertino Miranda vai restaurar painéis de azulejos que revestem o imóvel

Obra deverá arrancar em julho e implica um investimento de 300 mil euros. Câmara Municipal paga metade.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

O edifício da Fundação Cupertino de Miranda de Vila Nova de Famalicão vai iniciar em julho as obras de restauro dos painéis de João Charters de Almeida e Silva que revestem o imóvel.

O presidente da Fundação Cupertino de Miranda, Pedro Álvares Ribeiro refere que há muito que a obra era desejada, planeada e estudada, “porque é uma obra necessária devido essencialmente ao desgaste natural dos painéis” e que “este é momento oportuno, tendo em conta as obras de renovação do centro da cidade”.

Segundo responsável a obra que deverá iniciar no próximo mês de julho terá uma duração de 7 meses, devendo estar concluída durante o primeiro trimestre de 2022.

Com um orçamento global na ordem de 300 mil euros, a obra contará com um apoio municipal de 150 mil euros. Para a realização da intervenção, a Fundação Cupertino de Miranda conta com a empresa Signinum, uma das mais experientes em Portugal na área do restauro. Para apoio na análise e na seleção das melhores técnicas e materiais, contará com o apoio científico de responsáveis do Instituto Politécnico de Tomar e da Universidade de Aveiro.

Obra entusiasma Charters de Almeida

A sede da Fundação Cupertino de Miranda foi construída num terreno de 1.189m² cedido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 1966. A Fundação assumiu os custos da construção através de rendimentos próprios e dotações dos seus fundadores.

Com um custo total de aproximadamente 26.130 contos (130.336€) e uma área útil de pavimento de 7.717m², foi construído em dois anos. A primeira pedra foi lançada, pelo fundador, a 15 de setembro de 1967, data de seu aniversário, e foi inaugurado a 8 de dezembro de 1972.

A torre da Fundação, com 34 metros de altura, é revestida exteriormente, em toda a sua extensão, por quatro painéis de azulejos superiores, mais seis ao nível do piso do rés-do chão. Trata-se de um edifício emblemático tanto pelo seu revestimento azulejar, da autoria de Charters de Almeida (n. 1935), como pela estrutura helicoidal interior da torre com 10 pisos.

Cada painel tem uma alegoria diferente, que representam o intuito do fundador: À Educação e às Artes; Conjugação dos esforços; O Homem e o Universo; Protecção. O edifício da Fundação Cupertino de Miranda foi inaugurado a 8 de dezembro de 1972.

Atualmente o edifício acolhe o Centro Português do Surrealismo.

Entretanto, o artista autor da obra João Charters de Almeida e Silva já se mostrou entusiasmado com as obras de restauro. O artista nascido em Lisboa a 12 de julho de 1935, está representado em Museus, Fundações e Coleções particulares em Portugal e noutros países da Europa, USA, Brasil, Canadá e Japão. Tem trabalhos de grande escala em espaços públicos em Portugal, Bélgica, USA, Canadá e China.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.