12.2 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

Guimarães com novas medidas de apoio à redução de tarifa dos transportes públicos

A comparticipação do passe da Linha Cidade (TUG) foi alargada para todas as pessoas. Também há comparticipação de passes de alunos do ensino particular e ensino superior e de pessoas com mobilidade condicionada.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

A Câmara Municipal de Guimarães, por forma a fomentar a utilização dos transportes públicos, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), prevê em 2021 um investimento global superior a meio milhão de euros na comparticipação de passes de alunos do ensino básico e secundário, do ensino público e privado, de pessoas com mobilidade reduzida

Foi aprovado em reunião de câmara o alargamento da comparticipação de 50% para 100% dos passes de alunos do ensino básico e secundário, que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino, desde que matriculados no estabelecimento de ensino da área de residência, no ano letivo 2021/2022.

O PART foi ainda alargado aos alunos do ensino básico e secundário residentes em Guimarães e que frequentem estabelecimentos de ensino particular no concelho através da comparticipação de 100% dos passes independentemente da distância entre o estabelecimento de ensino e da residência, no próximo ano letivo 2021/2022.

Os estudantes residentes no concelho de Guimarães e que frequentam instituições de ensino superior do concelho, no próximo ano letivo de 2021/2022, poderão ainda usufruir de uma comparticipação adicional de 100% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma comparticipação de 100% do valor do passe.

Por forma a que todas as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% possam usufruir dos descontos em vigor para os utentes de passe nos Transurbanos de Guimarães, o Município de Guimarães assumiu uma comparticipação de 50% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma comparticipação de 75% do valor do passe.

A comparticipação do passe da Linha Cidade (TUG) foi alargada para todas as pessoas, importando o custo mensal de 10 euros para o munícipe e a Câmara comparticipa com € 7,10 – tal como já era praticado para os assinantes do passe da CP.

O Município de Guimarães mantém ainda, à semelhança dos últimos anos, durante o mês de agosto, a comparticipação de 50% do passe em transporte público regular para crianças ou jovens, até aos 18 anos – “Passe Sub-18”, por forma a garantir a mobilidade e promover a sua capacidade de deslocação em transporte público no período de férias escolares.

Destaca-se, por último, a manutenção da medida implementada pela CIM do Ave, no âmbito do PART, designadamente a redução tarifária de 50% de todos os passes mensais não bonificados de residentes dos municípios que integram a comunidade intermunicipal do Ave, nas deslocações municipais, intermunicipais (origem e destino nos concelhos da CIM do Ave), e inter-regionais (com origem nos concelhos da CIM do Ave e destino noutra Comunidade Intermunicipal ou Área Metropolitana).

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.