16.2 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

Hospital de Riba de Ave vai “além do seu dever” e recebe distinção mundial

O Hospital de Riba de Ave, propriedade da Misericórdia local, foi um dos 10 hospitais portugueses que foram "além do seu dever", na resposta que tiveram à pandemia da covid-19 e que, por isso, receberam um reconhecimento mundial da Federação Internacional Hospitalar.

7 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

“Acelerar o Norte” tem mais de um milhão de euros em incentivos para empresas na região do Ave

Projeto será apresentado dia 9 de maio, no auditório da Universidade Lusíada.

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

O Hospital Narciso Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, foi uma das mais de 100 instituições de 28 países reconhecida pelo programa Beyond the Call of Duty for Covid-19 da Federação Internacional Hospitalar pelo seu plano de ação de resposta hospitalar à pandemia.

Este reconhecimento contemplou um total de 16 organizações portuguesas do setor da saáude, incluindo 10 hospitais.

Com o programa Beyond the Call of Duty for Covid-19 a Federação Internacional Hospitakar reconhece as ações e as respostas dos hospitais e dos profissionais de saúde de todo o mundo que foram “além do seu dever”.

Ou seja, é um reconhecimento para os hospitais e profissionais que, de forma proativa, implementaram respostas ou ações organizacionais inovadoras para enfrentarem a pandemia Covid-19 na sua região ou país.

O plano Hospital Narciso Ferreira no Combate à Covid-19 recebeu o certificado de reconhecimento após uma análise completa por parte de uma comissão internacional composta por 16 especialistas do setor da saúde.

“Este é um reconhecimento que nos orgulha pelo trabalho desenvolvido por todos os setores da Misericórdia, nomeadamente os do Hospital Narciso Ferreira”, reagiu o médico Salazar Coimbra, administrador-delegado da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave.

“Reconhecer as ações inovadoras implementadas no combate à pandemia é muito gratificante pois, mesmo num ano atípico, conseguimos manter e reforçar a atenção na valorização dos direitos dos utentes”, acrescentou Salazar Coimbra.

Salazar Coimbra, à direita, fotografado em 29 de junho de 2018, recebendo o certificado de qualidade atribuído pelo Ministério da Saúde ao Hospital de Riba de Ave. Fotografia DR

Salazar Coimbra aproveitou para salientar todo o investimento que tem sido realizado ao longo dos últimos anos em prol da qualidade dos serviços prestados, recordando a certificação atribuída em junho de 2018 pela Direção-Geral da Saúde que “demonstra o cuidado e a preocupação da Instituição em recorrentemente se adaptar às prementes necessidades que a saúde dos portugueses enfrenta, prestando cuidados de qualidade e reforçando confiança nos utentes que diariamente recorrem aos serviços do Hospital Narciso Ferreira”.

Os hospitais certificados pelo programa Beyond the Call of Duty for Covid-19 da Federação Internacional Hospitalar são apresentados no dia 15 de dezembro com a homenagem às instituições e aos profissionais de saúde que diariamente combatem a covid-19. A lista completa de hospitais pode ser encontrada aqui.

O Diretor-Geral da Federação Internacional Hospitalar, Ronald Lavater, referiu que o excelente trabalho desenvolvido em resposta à pandemia está a transformar o futuro da saúde.

“Uma das motivações para criarmos este programa foi a de destacar a diversidade e a agilidade do setor da saúde em resposta à pandemia de covid-19. A pandemia obrigou os hospitais a desenvolver, a implementar e adotar novos meios de intervenção e muitas dessas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados”, afirmou aquele responsável, citado por uma nota de imprensa emitida pelo Hospital de Riba de Ave.

O programa Beyond the Call of Duty for COVID-19 da Federação Internacional Hospitalar é apoiado pela Cruz Vermelha Japonesa Ashikaga Hospital – Grupo Nikken e pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas.

SOBRE O HOSPITAL DE RIBA DE AVE

Com o início da pandemia, o Hospital Narciso Ferreira avançou de imediato com um plano de contingência tendo em vista a salvaguarda dos seus utentes e profissionais.

Para segurança de todos, as visitas à Unidade de Cuidados Continuados foram canceladas, as atividades programadas não urgentes suspensas e os profissionais administrativos colocados em regime de teletrabalho, minimizando, assim, a circulação de pessoas nas instalações.

Com a atividade hospitalar praticamente suspensa, mantendo-se apenas em funcionamento o serviço de atendimento permanente e a unidade de internação de cuidados continuados, a Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave disponibilizou as suas instalações, equipamentos e profissionais para o apoio direto ao Serviço Nacional de Saúde.

Com o início da pandemia, o Município de Vila Nova de Famalicão passou de imediato à realização de testes aos utentes e profissionais de todos os lares do concelho. Com o apoio de profissionais do Hospital Narciso Ferreira, e através de um acordo entre a ARS Norte e o laboratório Unilabs, foram realizados cerca de 1.700 testes.

O grande sucesso das medidas implementadas partiu da imediata perceção do risco de contágio e do perigo para as populações, nomeadamente para as que se inserem nos chamados grupos de risco.

Hoje, com as medidas e mudanças estruturais realizadas, o Hospital Narciso Ferreira pode continuar a prestar o melhor e mais eficiente atendimento hospitalar com toda a segurança.

PRINCIPAIS MEDIDAS IMPLEMENTADAS PELO HOSPITAL DE RIBA DE AVE

• A distribuição de máscaras e de gel desinfetante;
• A ampliação das salas de espera;
• A divisão entre utentes suspeitos e não suspeitos da COVID-19;
• Receções e gabinetes de atendimento devidamente equipados com divisórias de acrílico;
• Serviço de Atendimento Permanente com uma sala para utentes suspeitos da COVID-19;
• Nos blocos operatórios e na Unidade de Gastrenterologia adotado um sistema de ar com pressão negativa;
• Aquisição do UVD Robô, equipamento desinfetante com luz ultravioleta;
• Aquisição de túneis de desinfeção para higienização dos utentes e profissionais;
• Aquisição de higienizadores de ar;
• Construção de máquina para desinfeção de máscaras;
• Colocação de lâmpadas UV para desinfeção de gabinetes.
• Realização de videochamadas entre os familiares e os utentes internados.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

“Acelerar o Norte” tem mais de um milhão de euros em incentivos para empresas na região do Ave

Projeto será apresentado dia 9 de maio, no auditório da Universidade Lusíada.

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Abril, um exercício de memória…

Honramos a memória do país ao comemorar estes 50 anos. O Povo saiu à rua e abril continua vivo. Continua a ser construído.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.