13.6 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Mário Passos recua e diz que câmaras de videogilância não captam nem gravam imagens

Câmara de Famalicão reage à polémica e diz que "possibilidade de videovigilância no futuro" será acionada depois de cumprir os requisitos legais. "Um processo inquinado desde o início", destaca a Iniciativa Liberal.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

A instalação de um sistema de videovigilância pela Câmara de Famalicão está a provocar polémica. Esta segunda-feira a autarquia presidida por Mário Passos enviou um comunicado a informar que “no imediato, o sistema fará apenas registo de dados analíticos, relacionados com a presença e fluidez de tráfego, sem recurso à captação e gravação de imagens”.

O comunicado é uma reação à notícia Videovigilância na cidade lança dúvidas sobre privacidade e segurança dos dados dos cidadãos publicada pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO e que desencadeou uma reação da Iniciativa Liberal. [ver aqui Iniciativa Liberal condena “instalação de sistema de videovigilância ilegal” no centro de Famalicão]. Em resposta às críticas da Iniciativa Liberal, o gabinete de comunicação de Mário Passos refere que “a Câmara de Famalicão esclarece que não há qualquer ilegalidade no processo”.

Recorde-se que no dia 9 deste mês a autarquia anunciou que “está a instalar um conjunto de câmaras de vigilância CCTV, um sistema tecnológico de vigilância por vídeo” e no comunicado de hoje que “está a instalar uma infraestrutura de recolha de diversos dados”.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO questionou a autarquia sobre que tipo de dados são recolhidos sem captação ou gravação de imagens, mas até ao momento não obtivemos resposta.

VIDEOVIGILÂNCIA OBRIGA AUTORIZAÇÃO DO GOVERNO

Tal como o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO noticiou em exclusivo na semana passada, de acordo com a lei, a instalação de sistemas de videovigilância em espaços públicos precisa de autorização do Governo. Assim, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão teria de solicitar essa autorização ao Ministério da Administração Interna (MAI), que, por sua vez, toma a decisão em função de um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou fontes ligadas ao MAI e também a CNPD e não há registos de pedido de autorização da Câmara de Famalicão para instalação do sistema de videogilância.

A Iniciativa Liberal refere que o comunicado da autarquia “comprova a confusão e desordem existentes no processo de decisão da Câmara Municipal”.

“Num primeiro momento é referido que sistema é colocado de forma a ajudar no policiamento da cidade e para melhorar a segurança do centro da cidade. Em reação ao nosso comunicado, no entanto, a Câmara revela que se trata apenas da recolha de dados analíticos sem recurso ao uso de imagens, um sistema quase meramente decorativo na cidade que não viola a privacidade de ninguém, essa mesma recolha não tem que ser igualmente apreciada pelo MAI e CNPD?”, questionam os liberais.

“PROCESSO INQUINADO DESDE O INÍCIO”

A Iniciativa Liberal considera que “a clarificação da Câmara Municipal não responde a nenhuma destas perguntas, apenas confirma que o modus operandi é fazer primeiro e lidar com as consequências depois”, acrescentando que se “não fosse a ação do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, em primeira linha, e, posteriormente, da Iniciativa Liberal, este assunto passaria completamente ao lado da vida política do concelho”.

“Para a Câmara de Famalicão, os sistemas de videovigilância, os processos de decisão democráticos e a própria legislação possuem todos o mesmo valor decorativo”, destaca a Iniciativa Liberal que considera “insuficiente a justificação da Câmara Municipal, uma vez que se trata de um processo ‘inquinado’ desde o início”.

Recorde-se que após a notícia do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, a Iniciativa Liberal enviou um comunicado à imprensa no qual refere que  “a situação configura uma grave e potencial violação dos direitos de privacidade de todos os famalicenses”.

Entre as críticas, está o facto de que “não foi feita qualquer consulta pública ou lançada a discussão nos órgãos de decisão autárquicos, o que revela uma grave quebra de confiança entre o executivo municipal e os cidadãos de Vila Nova de Famalicão”.

“RECOLHA DE DADOS E NÃO DE IMAGENS”

No comunicado de hoje a Câmara de Famalicão refere que “está a instalar uma infraestrutura de recolha de diversos dados, entre os quais se inclui a possibilidade de videovigilância no futuro, na sequência da discussão pública com o comércio local sobre o novo centro da cidade e que será acionada depois de reunidas todas as prerrogativas legais para o efeito”.

O comunicado da autarquia responde ainda a uma das perguntas enviadas pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO, nomeadamente sobre a propriedade do servidor onde serão armazenadas as informações. “Os dados (não imagens) são rececionados num servidor do Município”, informa a autarquia.

Por responder continuam outras questões, como, por exemplo, por que a instalação do sistema de videovigilância no centro da cidade não foi discutida em reunião da Câmara Municipal e, posteriormente, na Assembleia Municipal; bem como realizado um processo de consulta pública junto da população, informando os famalicenses e tirando as suas dúvidas.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.