13.4 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 28 Março 2024

PAN Famalicão apresenta programa eleitoral

O documento é dividido em quatro grandes eixos: Ambiente, Efetivar os Direitos Humanos, Proteção e Bem-estar Animal e Administração Municipal.

5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

O PAN Vila Nova de Famalicão tornou público o seu programa eleitoral, através das redes sociais do partido. O programa aborda o concelho de uma forma integrada, onde Pessoas Animais e Natureza se unem numa visão ecocêntrica e que as políticas implementadas “perspetivam a saúde humana e a saúde do planeta como duas faces de uma mesma moeda e afirmando que só com uma visão integrada poderemos alcançar aquilo que comummente chamamos de qualidade de vida ou de “bem viver”. O programa é dividido em 4 grandes eixos: Ambiente, Efetivar os Direitos Humanos, Proteção e Bem-estar Animal e Administração Municipal.

É possível consultar o programa na íntegra aqui.

“Este é um programa que representa a nossa visão para Famalicão, e sendo este um concelho extremamente industrializado, um dos principais fatores na emissão de gases de efeitos de estufa, torna-se fundamental uma ação rápida e incisiva a nível municipal na diminuição de gases de efeito de estufa. Desde logo, através das nossas medidas de soberania energética, onde defendemos a autonomização energética municipal, promovendo a instalação de fontes de energia limpa em edifícios públicos do município” refere Sandra Pimenta, candidata à Câmara Municipal.

O partido propõe-se ainda elaborar e executar planos de gestão do nosso património florestal, para que a floresta possa eficazmente alojar os ecossistemas do nosso concelho, garantindo a sua continuidade e a preservação da sua biodiversidade, através da realização de censos populacionais caracterizadores da nossa fauna, e também apostando na criação de corredores ecológicos que garantam a travessia segura de animais entre áreas florestais do concelho, evitando assim o seu atropelamento.

Ainda sobre o ambiente, temos como bandeira a despoluição e renaturalização do Rio Pelhe, “porque um rio famalicense que nasce limpo continua a desaguar como um esgoto”, lembra a candidata, comprometendo-se por isso a criar um programa de recuperação do rio Pelhe.

Estas são algumas das medidas da concelhia famalicense do PAN no que diz respeito à proteção ambiental, que na sua visão tem sido negligenciada por parte dos sucessivos executivos. O programa do partido é ainda caracterizado pela forte componente social, a qual constitui o segundo eixo.

O PAN considera que, da saúde à educação, à habitação e serviços públicos estas áreas devem ser parte de uma estratégia única que sirva de base à garantia de que os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. As autarquias locais (município e freguesias) têm um papel fundamental na proteção e promoção dos direitos humanos, com uma responsabilidade acrescida pela descentralização em curso.

“Nós, intervenientes políticos devemos criar e garantir políticas que garantam o bem-estar e proteção das pessoas em situação vulnerável, ampliando o raio de ação da câmara municipal na criação de casas abrigo, ou até mesmo alojamento de emergência para pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de violência doméstica. Mas a inclusão não é só isto, é também garantir e fazer da câmara um regulador do mercado habitacional, criando uma verba no Orçamento Municipal alocada ao Arrendamento Jovem e Famílias Monoparentais, ou até mesmo através da reabilitação de edifícios devolutos do concelho que possam ser adquiridos por parte da câmara municipal” defende Sandra Pimenta

Na saúde, o partido pretende atuar na área da medicina preventiva, garantindo o acesso a nutricionistas e psicólogos à população famalicense, através da presença de nutricionista em todas as Unidades de Saúde Familiar pelo menos uma vez por semana, integração de psicólogos nas unidades de saúde de cuidados primários e criar equipas de profissionais de intervenção em crise psicossocial, garantindo respostas eficazes no combate a psicopatologias a toda a população.

Outro dos eixos presentes no programa do PAN-Famalicão é a proteção e bem-estar animal, e sendo este um partido animalista na sua génese, torna-se importante ver estas medidas concretizadas no próximo mandato autárquico.

O eixo final do programa autárquico da concelhia é Administração do Município e Gestão do território, onde o partido formula quais as principais reformas a implementar nos mecanismos de gestão do município, e qual a sua visão para que a governação possa ocorrer de forma mais coesa e transparente.

“Este foi um programa construído por todos os membros da concelhia famalicense do partido, associações locais, importantíssimas em todo o trabalho que realizam em conjunto com a comunidade, grupos de cidadãos, cidadãos independentes, empresas locais”, finalizou Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia e candidata à Câmara Municipal.

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Procissão do Senhor do “ECCE HOMO” cancelada

Recriação da Última Ceia transferida para o interior da Igreja Matriz Antiga.

50 anos da Universidade do Minho em exposição no Parque da Devesa

Exposição itinerante patente até 31 de março

Concerto coral sinfónico de Páscoa esta quarta-feira

Na igreja matriz velha pelas 21h30

Famalicense Amadeu Dinis é o novo líder das escolas profissionais portuguesas

Eleito presidente da ANESPO - Associação Nacional de Escolas Profissionais

A pedra no meio do caminho do 10 de Março

Em Famalicão, o número de votantes nas legislativas superou em mais 10% o número de votantes nas últimas autárquicas. Estranho fenómeno este em que a eleição dos órgãos políticos que nos são mais próximos motivam menos o nosso voto do que as legislativas.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.