16.6 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

Câmara de Famalicão recua perante a “greve” dos automobilistas e deixa de tarifar estacionamento 24 horas por dia

Estacionar nos dois parques do antigo campo de feira de Famalicão passa a ser gratuito, mas só durante a noite e parte do fim de semana.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

A “greve” dos famalicenses ao estacionamento pago na Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como antigo campo da feira, levou a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a recuar nos horários da cobrança recém-implementada, alargando o período de utilização gratuita, ficando num regime praticamente igual ao estacionamento pago nas ruas da cidade que é gerido por privados – embora com o valor por hora mais elevado.

A medida municipal, que não resolve o problema de fundo da escassez de estacionamento na cidade de Vila Nova de Famalicão, que se tornou ainda mais evidente na sequência das obras no centro urbano, que eliminaram centenas de lugares para automóveis, foi a solução encontrada pelo presidente da autarquia, Mário Passos, para responder ao desagrado dos famalicenses pela entrada em vigor do tarifário nos dois parques onde a autarquia tinha prometido que o estacionamento continuaria gratuito depois das obras de reabilitação urbana.

O estacionamento nos parques localizados no antigo campo da feira começou a ser cobrado no dia 15 de janeiro. Desde então, os parques de estacionamento têm estado praticamente vazios dia e noite. Ao mesmo tempo, muitos famalicenses tiram fotografias dos parques vazios e partilham nas redes sociais, o que tem provocado comentários de desagrado face à atuação da Câmara Municipal liderada por Mário Passos, eleito em 2021 pela coligação PSD-CDS.

Parece ter sido com o objetivo de travar a “greve” ao estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque e de conter a onda de críticas dos famalicenses nas redes sociais que Mário Passos resolveu ceder aos protestos alterando o tarifário. Só que a alteração não produz grande efeito, dado que os beneficiados da medida são apenas os automobilistas que precisam de estacionar durante a noite. Ora, com o comércio fechado e o estacionamento das ruas gratuito, não faltam lugares de estacionamento na cidade.

Antes da cobrança, os parques de estacionamento no antigo campo da feira eram bastante procurados pelos automobilistas.

Desde ontem, 1 de fevereiro, a autarquia alargou o horário de utilização gratuita dos parques de estacionamento na Praça Mouzinho de Albuquerque, que passam a ser de utilização gratuita nos dias úteis, entre as 19h00 e as 08h00, aos sábados a partir das 13h00 e aos domingos e feriados durante todo o dia.

Antes dessa data, ou seja, entre os dias 15 e 31 de janeiro, os parques na Praça Mouzinho de Albuquerque apenas estavam abertos ao público a título gratuito “das 19:00 horas de sábado até às 7:00 horas de segunda-feira, assim como em dias de feriado”, conforme se lê no regulamento publicado no Diário da República no dia 12 de janeiro [ver notícia Estacionar nos parques do antigo campo da feira custa 80 cêntimos por hora].

Portanto, quem quiser estacionar no antigo campo da feira à noite já não precisa de pagar 80 cêntimos por hora ou aderir à avença noturna com o custo de 35 euros por mês.

Praça Mouzinho de Albuquerque, com entrada pela Avenida José Manuel Marques, capacidade para 99 lugares. Fotografia NOTÍCIAS DE FAMALICÃO

Recorde-se que após a primeira semana de estacionamento tarifado na Praça Mouzinho de Albuquerque o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Câmara Municipal para saber a quantidade de viaturas que utilizaram os parques mediante pagamento durante a primeira semana (segunda a sábado), bem como o número de avenças diurnas, noturnas e totais (dia e noite) contratualizadas durante a primeira semana, mas a autarquia não respondeu.

OUTRAS MUDANÇAS
O anúncio de que o estacionamento no antigo campo da feira passaria a ser pago foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, numa reunião do executivo municipal em junho do ano passado. [ver notícia Mário Passos anuncia fim do estacionamento gratuito junto ao Mercado Municipal]

Esta foi a primeira grande mudança uma vez que quando as obras de renovação naquele espaço foram anunciadas, durante o último mandato de Paulo Cunha, a autarquia anunciou que o estacionamento na área continuaria a ser gratuito [ver notícia Câmara Municipal cobra estacionamento em parques que Paulo Cunha prometeu que seriam gratuitos].

A primeira versão do regulamento dos parques de estacionamento, aprovado a 22 de junho, contemplava o pagamento de 40 cêntimos pela primeira fração de 15 minutos de estacionamento. O texto inicial também previa a cobrança de estacionamento no antigo campo da feira todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados [ver notícia Estacionar no antigo campo da feira de Famalicão vai custar 80 cêntimos por hora].

A versão final aprovada após o período de consulta pública manteve o valor de 80 cêntimos por hora apresentado na primeira versão, mas redistribuiu a cobrança. Na primeira versão a cobrança seria de 40, 10, 10 e 20 cêntimos, respetivamente, a cada fração de 15 minutos. Na versão aprovada a cobrança apresenta-se da seguinte forma: isenção nos primeiros 15 minutos, e a cobrança de 50, 10 e 20 cêntimos, respetivamente, a cada fração de 15 minutos. Após a primeira hora, o valor cobrado é de 20 cêntimos a cada 15 minutos.

Outra alteração é que a versão aprovada passou a contemplar a gratuidade do estacionamento nos parques localizados na Praça Mouzinho de Albuquerque das 19 horas de sábado até às 7 horas de segunda-feira, assim como nos feriados. E com a mais recente alteração, desde ontem a utilização é gratuita por mais 6 horas, passando a ter início às 13 horas de sábado.

No que se refere a avenças, a proposta inicial e também a versão definitiva do regulamento contemplam a possibilidade de avença mensal para horário diurno, noturno e total (dia e noite). A avença diurna mantém o valor de 39 euros apresentado na primeira proposta. Já a avença noturna passou dos 39 para os 35 euros, deixando agora de existir no antigo campo da feira.

PARQUE CÓNEGO JOAQUIM FERNANDES
A autarquia anunciou também com início a 1 de fevereiro o alargamento no horário de gratuidade do parque da Alameda Cónego Joaquim Fernandes, situado nas traseiras dos Paços do Concelho, cujo piso superior do parque passa a encerrar às 24h00 aos sábados, domingos e feriados, dias em que passará a ser também totalmente gratuito.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Tertúlia sobre os 50 anos do PSD-Famalicão junta Armindo Costa, Lída Bacelar e Albino Rebelo

Militantes ativos mais antigos do PSD-Famalicão serão homenageados.

Abril, um exercício de memória…

Honramos a memória do país ao comemorar estes 50 anos. O Povo saiu à rua e abril continua vivo. Continua a ser construído.

Partido Socialista celebrou os 50 anos de 25 de Abril com casa cheia

Líder dos socialistas famalicenses quer um "concelho mais forte" e "a olhar para as pessoas como prioridade".

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.