21.3 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 16 Abril 2024

Descargas ilegais na ribeira de Ferreiros continuam a provocar mau cheiro em várias freguesias de Famalicão

Em fevereiro, foram denunciadas descargas ilegais que provocam "cheiros nauseabundos em zonas de Ribeirão, Lousado, Calendário e Esmeriz" . A situação continua a repetir-se.

1 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão arrancam esta segunda-feira

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

Escola de Atletismo Rosa Oliveira é vice-campeã nacional sub-18

Nos Campeonatos Nacionais de 5 quilómetros.

Este fim-de-semana há “Mercado dos Sabores”

Iniciativa conta com cerca de duas dezenas de produtores locais.

A vereadora do PS Maria Augusta Santos, que em fevereiro de 2022, denunciara casos de descargas ilegais e poluidoras na ribeira de Ferreiros, provocando “cheiros nauseabundos em zonas de Ribeirão, Lousado, Calendário e Esmeriz”, voltou à carga na última reunião do executivo municipal, realizada no dia 7 de julho, porque “o problema continua por resolver”. [ver aqui Mau cheiro de descargas ilegais em Ribeirão atinge várias freguesias]

Em fevereiro, Maria Augusta Santos questionou o presidente da Câmara se teve conhecimento dessas descargas e das demais que têm ocorrido, se os prevaricadores estavam identificados e que medidas tinham sido tomadas pela Câmara Municipal no sentido de resolver este problema.

Dado que cinco meses depois a situação não se alterou, Maria Augusta Santos levou a poluição da ribeira de Ferreiros novamente à Câmara Municipal, fundamentada pelo facto de “no passado dia 27 de junho, pelas 23 horas, ter constatado no mesmo local, e mais uma vez, um intenso cheiro nauseabundo, possivelmente provocado por mais uma descarga ilegal”.

Augusta Santos, que elencou diversas questões ao presidente do município, considerou que “as descargas ilegais e poluentes em qualquer curso de água devem ser assumidas como atentados ambientais e problemas de saúde pública”.

“O Partido Socialista considera que não pode haver contemplações com quem destrói o ambiente e uma qualidade de vida digna, competindo à Câmara Municipal de Famalicão agir de acordo com as competências que lhe estão atribuídas e denunciar estas situações junto das entidades competentes”, afirmou Maria Augusta Santos.

As descargas ilegais na ribeira de Ferreiros também levaram o PAN a apresentar queixa e questionar à Câmara Municipal em fevereiro deste ano. [ver aqui PAN denuncia descargas ilegais em Ribeirão]

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Sessões de esclarecimento do Haja Saúde regressam a 17 de abril

Iniciativa decorre na Fundação Castro Alves, em Bairro.

PASEC vence Prémios Erasmus pelo nono ano consecutivo

Associação recebeu dois prémios.

Moradores denunciam “estado de abandono e negligência” em mega-urbanização de Cavalões

A Urbanização Pinhais de Seda, que cresceu numa zona florestal na confluência das freguesias de Cavalões, Outiz e Vilarinho das Cambas, terá 170 moradias.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.