A candidatura liderada por Eduardo Oliveira acaba de disponibilizar online o programa autárquico para o período de 2025 a 2029. O documento já está disponível para consulta aqui.
“Este programa é mais um passo da aliança cívica que nasce da força do diálogo, da diversidade e da vontade comum de construir um futuro melhor para Vila Nova de Famalicão. É um chamamento à ação, aberto a todos os famalicenses que acreditam na justiça social, na solidariedade e no poder transformador da cidadania ativa”, afirma Eduardo Oliveira.
O programa contempla sete eixos estratégicos e um total de mais de 500 medidas. É fruto do diálogo entre o candidato do Partido Socialista (PS) e os habitantes de Vila Nova de Famalicão, refere o partido em comunicado.
O ciclo de debates Pensar 2025 teve “um papel determinante na escuta participativa da população e constituiu um exercício exemplar de democracia participativa”, reunindo cidadãos, especialistas, autarcas, dirigentes associativos, empresários, jovens e representantes das mais diversas áreas da vida do concelho.
“Foi um verdadeiro processo de cocriação de soluções para o território, alicerçado em valores como a transparência, a justiça social e o progresso partilhado. É uma maneira diferente de fazer política que significa mais participação, mais compromisso, mais abertura e mais transparência”, garante o candidato do PS.
Entre as medidas estão, por exemplo, a criação do Centro Intergeracional – Gerações com Sentido (com creche, unidade de cuidados continuados, piscina e ginásio adaptado, centro dia para seniores com doenças neurodegenarativas, Casa Repouso Cuidador Informal), a garantia de creches para todas as crianças, a criação do Movimento Cívico para construção do novo hospital, a construção do Multiusos (Centro de Congressos de V.N. Famalicão) e a disponibilização de mais meios para a Polícia Municipal.
“Vila Nova de Famalicão é uma terra que molda o futuro com trabalho e criatividade. Um território onde comunidades empreendedoras crescem com resiliência, onde a juventude sonha alto e a vontade de construir um amanhã melhor atravessa gerações. E por isso é que ousamos ir tão longe no programa autárquico”, explica Eduardo Oliveira. E garante ainda: “Queremos um concelho que protege quem aqui vive, que honra as suas paisagens e os seus saberes, que valoriza o conhecimento, a cultura, a natureza e a inovação”.
PROGRAMA ASSENTE EM SETE EIXOS
O programa autárquico da candidatura de Eduardo Oliveira assenta em sete eixos:
- “Cuidar Famalicão”, com 126 ideias, onde se encontram as áreas temáticas da Saúde, Solidariedade Social, Voluntariado, Interculturalidade e Integração e Bem-Estar Animal.
- “Capacitar Famalicão”, com 117 medidas, divididas entre Educação, Cultura, Desporto e Juventude.
- “Crescer Famalicão”, com 117 medidas, divididas entre Educação, Cultura, Desporto e Juventude.
- “Valorizar Famalicão”, com 121 apostas no Ambiente, Ordenamento do Território, Habitação, Mobilidade e Transportes, e Energia.
- “Prosperar Famalicão”, com 86 objetivos para Economia Inovadora, Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo, Defesa do Consumidor e Emprego.
- “Proteger Famalicão”, com 32 propostas para as áreas da Igualdade, Segurança, Justiça e Proteção Civil.
- “Relacionar Famalicão”, assente em 70 ideias fulcrais para Democracia Autárquica, Modernização Administrativa, Pacto de Coesão Territorial com as Freguesias, Associativismo, Cooperação Externa e Internacionalização e Integração Regional e Nacional.
Comentários