29.6 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 27 Maio 2022

Braga entre as cidades finalistas para Capital Europeia da Cultura 2027

Até ao início de 2023 será conhecido nome o nome da cidade cidade portuguesa que irá receber o título. Aveiro, Braga Évora e Ponta Delgada são as quatro finalistas.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

LOUROPEL premiada na conferência internacional iTechStyle

A LOUROPEL - Fábrica de Botões, empresa sediada no Louro, em Famalicão, foi premiada na categoria “Acessórios” dos prémios da Conferência Internacional do Têxtil...

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

A distinção da universidade galega reconhece o professor pelo seu trabalho no avanço do Direito Público e Administrativo.

Negócio polémico em Mouquim. Câmara paga 240 mil euros por terreno avaliado em 145 mil

Maioria PSD-CDS na Câmara de Famalicão aprovou pagar 240 mil euros por um terreno avaliado duas vezes e que técnicos municipais tinham avaliado por 145 mil. "Uma história mal contada", acusa o PS.

PSD-Famalicão. Sofia Fernandes lidera candidatos a delegados de Montenegro ao congresso nacional

Sofia Fernandes vai disputar os delegados do PSD famalicense com Jorge Moreira da Silva, que é candidato à liderança nacional do partido.

Braga é uma das quatro cidades que passaram à seleção final de cidades portuguesas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. As outras três cidades selecionadas são Ponta Delgada, Aveiro e Évora.

A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capital Europeia da Cultura. Foram 12 as cidades portuguesas que em novembro do ano passado submeteram a sua candidatura: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Com o tema “Tempo de Contemplação”, a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 reclama a urgência de ter tempo para pensar, contemplar o que nos rodeia, para respirar fundo e só depois passar à ação, agindo em sintonia com a arte, com a comunidade, com a natureza, e com a Europa.

“Agora que passámos a fase de pré-seleção, é tempo de seguir o nosso conceito e refletirmos juntos sobre o que pode ser melhorado nesta proposta. O júri internacional fez um conjunto de recomendações que seguiremos. Mas queremos desde já lançar o apelo à comunidade para continuar a contribuir para este processo, que queremos que se mantenha tão ou mais participado”, afirma Cláudia Leite, coordenadora geral da Braga’27.

A decisão das cidades que passaram à seleção final coube a um painel de 12 jurados e foi fundamentada na análise dos dossiers de candidatura e nas audiências com as delegações de cada cidade, que tiveram lugar entre os dias 8 e 10 de março, no CCB.

Braga e as outras cidades selecionadas terão agora a oportunidade de continuar a trabalhar no seu processo de candidatura e de preparar um segundo dossier com base nas recomendações do júri. Após a entrega do dossier final, terá lugar uma nova audição com o júri internacional e, antes da audição, a visita de representantes do júri às cidades selecionadas.

Entre o final de 2022 e o início de 2023 será conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. O dossier de candidatura de Braga está disponível para download no site do projeto em www.braga27.pt.

Comentários