15.7 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Maio 2023

Braga entre as cidades finalistas para Capital Europeia da Cultura 2027

Até ao início de 2023 será conhecido nome o nome da cidade cidade portuguesa que irá receber o título. Aveiro, Braga Évora e Ponta Delgada são as quatro finalistas.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Brasil inspira Cimenteira do Louro na criação do Cobogó Urban para construções mais sustentáveis

A função principal do novo produto em betão "made in Famalicão" é dividir ambientes e permitir a entrada da luz natural e ventilação.

Engenho celebra 29 anos de serviço social no vale do Este

Os colaboradores com mais de 25 anos a serviço da instituição foram homenageados.

PAN lamenta postura de Mário Passos na Assembleia Municipal de Famalicão

Partido solicitou esclarecimentos sobre derrapagem orçamental nas obras da central rodoviária, abate de sobreiros em Outiz e assunto de saúde pública e ambiental em Fradelos, mas não obteve respostas do presidente da Câmara.

FC Famalicão faz história: juniores masculinos são campeões e equipa feminina conquista a Taça de Portugal

O dia 27 de maio de 2023 fica gravado a letras de ouro na história quase centenária do FC Famalicão. Duas conquistas nacionais são inéditas.

Braga é uma das quatro cidades que passaram à seleção final de cidades portuguesas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. As outras três cidades selecionadas são Ponta Delgada, Aveiro e Évora.

A Comissão Europeia estipulou que, em 2027, uma cidade em Portugal e outra na Letónia serão Capital Europeia da Cultura. Foram 12 as cidades portuguesas que em novembro do ano passado submeteram a sua candidatura: Braga, Aveiro, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Com o tema “Tempo de Contemplação”, a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 reclama a urgência de ter tempo para pensar, contemplar o que nos rodeia, para respirar fundo e só depois passar à ação, agindo em sintonia com a arte, com a comunidade, com a natureza, e com a Europa.

“Agora que passámos a fase de pré-seleção, é tempo de seguir o nosso conceito e refletirmos juntos sobre o que pode ser melhorado nesta proposta. O júri internacional fez um conjunto de recomendações que seguiremos. Mas queremos desde já lançar o apelo à comunidade para continuar a contribuir para este processo, que queremos que se mantenha tão ou mais participado”, afirma Cláudia Leite, coordenadora geral da Braga’27.

A decisão das cidades que passaram à seleção final coube a um painel de 12 jurados e foi fundamentada na análise dos dossiers de candidatura e nas audiências com as delegações de cada cidade, que tiveram lugar entre os dias 8 e 10 de março, no CCB.

Braga e as outras cidades selecionadas terão agora a oportunidade de continuar a trabalhar no seu processo de candidatura e de preparar um segundo dossier com base nas recomendações do júri. Após a entrega do dossier final, terá lugar uma nova audição com o júri internacional e, antes da audição, a visita de representantes do júri às cidades selecionadas.

Entre o final de 2022 e o início de 2023 será conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. O dossier de candidatura de Braga está disponível para download no site do projeto em www.braga27.pt.

Comentários