7.9 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 27 Abril 2024

Equipa de futsal do Avidos e Lagoa impedida de treinar em Delães

A equipa federada de futsal feminino do Grupo Recreativo Avidos e Lagoa está impedida pela Câmara de Famalicão de treinar no Pavilhão de Delães.

5 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

As jogadoras do plantel da equipa federada de futsal feminino do Grupo Recreativo Avidos e Lagoa (GRAL) estão impedidas pela Câmara de Vila Nova de Famalicão de utilizar o Pavilhão Municipal de Delães para os seus treinos bissemanais.

Na noite desta quarta-feira, 28 de outubro, e na companhia do presidente da direção do clube, Rui Carvalho, as atletas do GRAL apresentaram-se para treinar e foram impedidas pelo funcionário da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão que dirige o pavilhão. “Fomos impedidos de treinar por ordens superiores”, afirmou Rui Carvalho ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO.

Para esta época desportiva de 2021-2022 o Grupo Recreativo Avidos e Lagoa decidiu dar mais um passo no seu crescimento desportivo criando a secção de futsal feminino sénior, cujo plantel, formado por uma dúzia de atletas, e orientado por Vítor Neto, o treinador, começou por competir no campeonato distrital da I Divisão da Associação de Futebol de Braga, onde já realizou quatro jornadas.

No mês de agosto, a direção do GRAL – que tem um compromisso com a Câmara de Famalicão de ceder o seu renovado campo de jogos ao Clube de Rugby de Famalicão –, solicitou um pavilhão para treinar e jogar ao pelouro do Desporto, então tutelado pelo atual presidente Mário Passos.

No dia 17 de setembro o email foi enviado. Na missiva, o presidente do clube solicitava “se fosse possível”, dois horários semanais, que, na verdade, já estava a utilizar por aprovação tácita do diretor do pavilhão. “Para além disso, necessitávamos também das instalações para os nossos jogos em casa, que seriam aos sábados ao fim da tarde”, pediu Rui Carvalho.

O presidente do GRAL foi informado que “não havia pavilhões livres”, no entanto, o diretor do Pavilhão Municipal de Delães conseguiu encaixar as meninas do clube de Avidos e Lagoa em dois horários semanais, entretanto liberados, dado que a equipa de futebol de salão do Futebol Clube de Landim teria prescindido do seu horário.

No dia 4 de outubro Rui Mota comunicou a todos os clubes o mapa de ocupação do pavilhão, incluindo disponibilidade para o GRAL utilizar o espaço às segundas-feiras e quartas-feiras, entre as 20h30 e as 21h30 (ver imagem abaixo).

Mapa de ocupação do Pavilhão Municipal de Delães enviado aos clubes no dia 4 de outubro.

Ao mesmo tempo, Rui Mota, o diretor do Pavilhão Municipal de Delães, informava a direção do GRAL para a necessidade de formalizar por escrito o pedido do espaço, para que fosse despachado pelo vereador do Desporto.

A solicitação já havia sido enviada em setembro, porém, o despacho do vereador do Desporto, entretanto, eleito presidente, aprovando a cedência do pavilhão, nunca chegou ao Grupo Recreativo Avidos e Lagoa. Nem nenhuma informação em contrário. E as atletas do GRAL continuaram a treinar normalmente.

ATLETAS IMPEDIDAS DE TREINAR

Na semana passada, depois de quase dois meses de treinos em Delães, a equipa de futsal feminino do GRAL foi confrontada com o impedimento. Foi apenas transmitido por telefone pelo diretor do pavilhão e foi acatado pelos atletas. A direção do clube, por seu lado, procurou explicações junto do novo vereador do Desporto, Pedro Oliveira, que desconhecia a situação.

Entretanto, e por não existir “qualquer comunicação oficial por escrito”, as atletas voltaram a Delães para treinar nesta quarta-feira, mas voltaram a ser impedidas pelo funcionário municipal invocando “ordens superiores”.

Plantel do GRAL à porta do Pavilhão de Delães esta quarta-feira, 27 de outubro. Fotografia GRAL/DR

O espaço que pertencia ao futsal feminino do GRAL voltou, afinal, a ser do Futebol Clube de Landim, que ali começou a treinar para participar no campeonato concelhio de futebol de salão. Nenhuma proposta ou solução foi apresentada ao GRAL.

NENHUMA SOLUÇÃO APRESENTADA

“Não podemos de deixar de reprovar a atitude da Câmara Municipal, mas acima de tudo o já habitual “deixa andar´, situação que causa inúmeras despesas para o nosso clube”, refere o comunicado enviado pelo GRAL na manhã desta quinta-feira, acrescentando que o horário foi cedido a “uma equipa que, ao contrário da nossa que está em competição no Campeonato distrital da I Divisão da A. F. Braga, já com quatro jornadas disputadas, mas tão só participam no Campeonato Concelhio de Futebol de Salão”.

No comunicado o GRAL apela mais uma vez à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para que seja encontrada uma solução definitiva e “a equipa de futsal voltar a realizar os seus treinos no espaço que até agora era nosso”.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO tentou contactar Pedro Oliveira, vereador do Desporto e do Associativismo, e o gabinete de comunicação da autarquia durante a tarde, mas até ao momento ainda não obtivemos resposta.

Minutos após a publicação da notícia, o vereador Pedro Oliveira respondeu ao contacto do NOTÍCIAS DE FAMALICÃO remetendo os esclarecimentos para o gabinete de comunicação da autarquia.

 

* notícia atualizada às 18:11 após contacto com o vereador do desporto.

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.