Este sábado foi o primeiro dia do recolher obrigatório decretado pelo Governo a partir das 13h ao fim de semana nos concelhos de alto risco para contágio com covid-19. E o concelho de Famalicão é um deles.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, à semelhança de outros municípios, criou um serviço gratuito de transporte de refeições dos restaurantes para as casas das pessoas.
Na noite deste sábado, o Município de Famalicão publicou nas suas redes sociais o balanço do primeiro dia de atividade do seu serviço de “take-away” e as opiniões dividem-se.
Segundo informação divulgada pela Câmara Municipal, entre as 19h00 e as 22h00 deste sábado, um grupo de 37 estafetas entregou 600 refeições confecionadas por 47 restaurante aderentes.
A informação camarária refere que todas as freguesias do concelho estão abrangidas pela iniciativa. No entanto, na publicação partilhada pelo Município nas redes sociais, há pessoas a comentar sobre contactos efetuados com restaurantes que contradizem essa informação.
São depoimentos de pessoas que relatam ter contactado restaurantes que constam na lista divulgada pelo Município e que informaram que não estavam a fazer entregas ou a fazer num raio de apenas alguns quilómetros e não para todo o concelho.
Também existe um comentário sobre uma alegada cobrança de taxa de entrega sendo que o serviço disponibilizado é gratuito.
Há também comentários positivos. Comentários de pessoas que felicitam a decisão, embora não informem se experimentaram o serviço, e de pessoas que usaram o serviço. Alguns representantes de restaurantes também se mostraram satisfeitos com a iniciativa.
De resto, recorde-se que em Vila Nova de Famalicão é possível também usufruir do serviço de entrega de comida ao domicílio através de aplicações (Uber Eats e Glovo, por exemplo) ou do serviço de estafetas dos próprios restaurantes.
A entrega de refeições no domicílio é um serviço que tem crescido desde o princípio da pandemia da covid-19. Desde a Primavera, cada vez mais clientes e estabelecimentos comerciais (da restauração e não só) aderem ao serviço de entrega em casa.
Comentários