19.5 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 3 Outubro 2024

Paulo Cunha intensifica visitas às freguesias

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, da maioria PSD-CDS, intensifica as visitas às freguesias, seja para ver o andamento de algumas obras, seja para assumir a promessa de inscrever dinheiro no orçamento de 2021 para o arranque de outras.

12 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A menos de um ano das próximas eleições autárquicas, que deverão acontecer no início do próximo outono, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, da maioria PSD-CDS, intensifica as visitas às freguesias, seja para ver o andamento de algumas obras, seja para assumir a promessa de inscrever dinheiro no orçamento de 2021 para o arranque de outras.

Só nas últimas três semanas, Paulo Cunha esteve na Carreira, em Bente, Jesufrei, Lemenhe, Louro, Mouquim, Nine, Riba de Ave, Vermoim e Oliveira Santa Maria. Viu obras em andamento ou prometeu investimentos para o futuro.

Mas o ciclo da descida ao terreno do edil famalicense tinha começado em junho, tendo já visitado cerca de 20 freguesias.

Obras na rede viária na União de Freguesias de Carrreira e Bente. Fotografia ANTÓNIO FREITAS/CMVNF

PARQUE DE LAZER EM CARREIRA-BENTE

A União de Freguesias de Carreira e Bente, comunidades do interior do concelho de Famalicão, atravessadas pela estrada nacional 204-5, que liga Avidos a Delães, foi uma das que receberam a visita de Paulo Cunha, e do seu vereador para as Freguesias, Mário Passos, um dos nomes apontados nos círculos da coligação como possível candidato à sucessão do atual presidente.

Segundo informação camarária, “só nos últimos dois anos” foram investidos “mais de 200 mil euros” no melhoramento da rede viária de Carreira e de Bente, dinheiro que foi aplicado na Rua da Bica, na Rua e Travessa da Fábrica e, mais recentemente, na Rua do Monte, na Rua Nova e na Rua dos Casais.

Entretanto, o presidente da Junta, Agostinho Veiga, anunciou para o futuro próximo “um novo parque de lazer, cujo projeto está já em fase de desenvolvimento”, informou o autarca de Carreira e Bente.

“Trata-se de um espaço com cerca de 4 mil metros quadrados, localizado na Rua do Fontanário, dotado de equipamentos de fitness e embelezado por um ribeiro que passa naquela zona”, explicou o presidente da União de Freguesias, na nota de imprensa municipal enviada às redações.

Freguesia de Nine espera mais investimentos municipais. Fotografia DR/CMVNF

NINE QUER PARQUE LÚDICO

Em Nine, localidade de origem do vereador das Freguesias, Mário Passos, foram investidos recentemente cerca de 165 mil euros na rede viária. Uma das principais intervenções decorre na Rua dos Caçadores, “uma artéria essencial para o dia a dia da população”, segundo observa a Câmara Municipal.

Outra “obra de grande importância” é a construção do parque de estacionamento junto à igreja e à capela mortuária, que arrancará em breve. “Uma obra necessária, que será muito funcional para Nine, indo de encontro às ambições da população”, refere Paulo Cunha, que esteve lá na primeira semana de novembro.

O autarca aproveitou a oportunidade para visitar a Associação Desportiva Ninense, onde decorrem intervenções para a concretização de um campo de futebol 7 – obras que contaram já com o apoio municipal de 60 mil euros.

Arrumadas as questões básicas, é tempo de as freguesias pensarem no lazer. É assim, também, em Nine, onde os autarcas querem um parque lúdico e desportivo, que, em breve, vai começar a receber a plantação de diversas árvores. Outra ambição, mas ainda sem data, é a criação de “um espaço polivalente para servir as várias gerações de ninenses”, revelou a autarquia.

Paulo Cunha deu 160 mil euros para as obras do pavilhão do Riba de Ave Hóquei Clube. Fotografia ANTÓNIO FREITAS/CMVNF

O DESPERTAR DE RIBA DE AVE

Em Riba de Ave, o plano para travar a decadência da vila faz-se com investimento público em diversas frentes. Sem as grandes empresas têxteis de outrora, a vila começa agora a dar sinais de lutar contra a maré.

O investimento é público, aguardando-se que venha motivar os privados. Da cultura ao desporto, da educação às acessibilidades e ao ambiente, os projetos públicos destinam-se a elevar a qualidade de vida dos ribadavenses.

Neste momento, para além da reabilitação do Teatro Narciso Ferreira – prometida e adiada há mais de uma década –, que renascerá em breve como um polo cultural de referência na zona ribeirinha do Ave, a autarquia tem investido no melhoramento da rede viária.

Depois de concluídas as obras de requalificação das ruas Luís e Camões e António Gonçalves, a Câmara Municipal vai comparticipar a beneficiação da Rua Conde de Riba de Ave, um importante eixo rodoviário da vila.

Em visita à freguesia, Paulo Cunha sublinhou o esforço que tem sido aplicado pela presidente de Junta, Susana Pereira, nesta cruzada de reabilitação da vila – que tem no Riba de Ave Hóquei Clube o seu expoente máximo no desporto, este ano a militar de novo no campeonato nacional da I Divisão em hóquei em patins.

Por isso mesmo, a Câmara Municipal de Famalicão decidiu atribuir uma verba de 160 mil euros para comparticipar as obras de beneficiação das instalações desportivas do clube.

“Dentro daquilo que está ao nosso alcance tudo tem sido feito pelo futuro de Riba de Ave”, afirma Susana Pereira, lembrando ainda o investimento recente da Câmara Municipal na recuperação da Escola Básica de Riba de Ave. Também em Riba de Ave a ambição é um parque verde. “É o nosso próximo grande projeto”, sublinhou Susana Pereira.

Imagem virtual das futuras instalações da Junta de Freguesia de Vermoim. Fotografia DR/CMVNF

NOVA SEDE DE JUNTA EM VERMOIM

Em 24 de outubro, foi apresentado o projeto da futura sede da Junta de Freguesia de Vermoim. Uma obra apimentada por alguma polémica política, tendo o PS local contestado, sobretudo, o facto de os seus elementos da Assembleia de Freguesia só terem tido conhecimento do projeto no dia da sua apresentação pública. Segundo o gabinete de Paulo Cunha, o projeto foi “bem recebido por todos quantos quiserem conhecer a obra em primeira mão”.

O novo edifício ficará localizado no centro da freguesia, junto ao centro cívico, e é composto por dois pisos. De acordo com a memória descritiva do projeto, no piso inferior é feito o acesso principal ao edifício com um espaço de foyer e de secretaria para os serviços de atendimento ao cidadão.

Neste piso será ainda instalada uma biblioteca com ligação ao exterior através de um jardim de inverno. Já no piso superior funcionarão os vários gabinetes de trabalho e ainda uma sala multiusos que estará ao serviço da população.

O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Carvalho, fala num “projeto arrojado, cuja beleza, centralidade e funcionalidade deixou feliz a comunidade de Vermoim”.

A Câmara Municipal já aprovou um apoio no valor de 85 mil euros para a primeira fase da obra, nomeadamente para a execução de trabalhos de movimentos de terras necessários para a implantação do edifício e para execução da parte referente à estrutura e alvenarias do mesmo. Fala-se na conclusão da obra em 2021, mas a estimativa parece demasiado otimista.

Zona envolvente ao Mosteiro de Oliveira Santa Maria alvo de profunda intervenção. Fotografia ANTÓNIO FREITAS/CMVNF

“OBRA DO SÉCULO” EM OLIVEIRA SANTA MARIA

O presidente da Junta de Oliveira Santa Maria, Delfim Machado Abreu, fala em “obra do século” na freguesia quando se refere às obras de reabilitação e ampliação da zona envolvente ao mosteiro, que estão a decorrer.

A garantia de um investimento municipal de quase 150 mil euros para a segunda fase das obras na zona envolvente à igreja paroquial deixou eufórico o autarca Delfim Machado Abreu.

Na primeira fase, a autarquia municipal já tinha aprovado 23 mil euros. Paulo Cunha, que visitou a freguesia em meados de outubro, destaca a utilidade da obra em curso.

Os trabalhos incidem essencialmente na pavimentação do espaço com granito amarelo, na plantação de dezena e meia de árvores, entre outros melhoramentos.

Para além desta obra, a Câmara Municipal lembra que investiu no último ano cerca de 40 mil euros na rede viária, melhorando a pavimentação na Rua Vista Alegre, na Avenida do Mosteiro e na Cruz da Estrada.

A EM 310 é uma estrada muito sacrificada pelos camiões que nela circulam diariamente carregados de granito extraído da pedreira que a Mota-Engil Engenharia explora na freguesia da Portela. Fotografia DR/CMVNF

OBRAS NA ESTRADA ENTRE VALE S. MARTINHO E PORTELA

Nas últimas semanas, a Câmara Municipal de Famalicão também anunciou obras de reabilitação da estrada municipal 310, que faz a ligação a Braga por Telhado, a partir da Cruz de Pêlo, servindo também o novo centro educativo e de investigação da Universidade do Minho, em Vale São Cosme.

Refira-se, a propósito, que a estrada em causa, do lado de Braga, recebeu obras profundas recentemente, estando em muito melhores condições do lado do concelho bracarense, do que do lado de Famalicão, entre Vale S. Martinho e Portela.

É uma estrada muito sacrificada pelos camiões que nela circulam diariamente carregados de granito extraído da pedreira que a Mota-Engil Engenharia explora na freguesia da Portela desde 1996.

Além disso, é uma estrada com diversas irregularidades no piso prejudiciais à condução, em consequência de intervenções nas redes de água ou saneamento, entre outras.

Mesmo assim, as obras a realizar pela Câmara de Famalicão serão muito mais modestas do que aquelas que foram realizadas recentemente no concelho de Braga. “Os trabalhos irão ser executados somente na faixa de rodagem”, esclareceu o gabinete de Paulo Cunha em nota de imprensa, acrescentando que a reparação do pavimento vai atravessar quatro freguesias do Vale do Pelhe: Vale S. Martinho, Vale S. Cosme, Telhado e Portela. “Uma obra fundamental para a mobilidade nesta zona do concelho”, explica Paulo Cunha na referida nota.

Esta obra implica um investimento de apenas 95 mil euros. Com um prazo de execução de 30 dias, a empreitada foi entregue à empresa Betufam, Lda., de Montalegre.

Comentários