15 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 28 Maio 2024

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Festa da família na escola Terras do Ave

Piquenique organizado pela associação de pais e a direção do agrupamento.

Teatro para crianças e jovens entre 27 de maio e 2 de junho em Famalicão

Espetáculos no Parque da Devesa e na Casa da Pedreira, em Gondifelos.

Este fim de semana há Rali de Famalicão

83 pilotos participam na competição

Piscinas exteriores abrem a 1 de junho em Famalicão

As piscinas municipais vão funcionar até dia 15 de setembro.

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) promove, no próximo dia 24 de abril pelas 21 horas, uma conversa com Marinela Freitas em torno das “Três Marias” e da sua obra “Novas Cartas Portuguesas”.

A conversa será realizada num cenário mais informal, na sala das “Três Marias” na exposição permanente da Torre Literária – Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa, na sede da FCM.

A conversa é realizada no âmbito da iniciativa “Noites dos Livros Censurados”, promovida pela FCM e enquadrada na iniciativa desenvolvida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).

“As noites dos livros censurados pretendem celebrar os livros como resistência e o papel que a literatura tem desempenhado no desafio aos regimes, ao longo de séculos. Na semana das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, queremos lembrar autores que foram e continuam a ser censurados ou banidos”, refere a FCM em comunicado.

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço.

SOBRE A AUTORA

Marinela Freitas é professora Auxiliar do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, na mesma instituição. Doutorada em Estudos Anglo Americanos, desenvolveu, entre 2015 e 2019, um projeto de pós-doutoramento na área dos Estudos do Pós humano, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem publicações várias nas áreas da Literatura Comparada, dos Estudos Feministas, da Teoria Queer e dos Estudos da Utopia.

É autora de “Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces?”, que Prémio PEN Ensaio em 2015, e co-editora, entre outros, de “Novas Cartas Portuguesas Entre Portugal e o Mundo” e “Utopia Matters”. Colaborou ainda no Dicionário da Crítica Feminista (2004) e na edição anotada de Novas Cartas Portuguesas (2010).

Co-organizou ainda uma antologia de poesia dedicada ao género e às sexualidades, intitulada “Do Corpo: Outras Habitações. Identidades e Desejos Outros em Alguma Poesia Portuguesa”. Desde 2015, integra a Equipa de Coordenação de She Thought It: Crossing Bodies in Sciences and Arts, uma base de dados dedicada a mulheres pioneiras nas áreas das ciências, das artes e da literatura.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
<