12.6 C
Vila Nova de Famalicão
Quarta-feira, 15 Maio 2024

Guimarães recebe evento nacional e assume-se como “montra do atletismo português”

Mais de 600 participantes nos Nacionais de Corta Mato Curto, prova que decorre no dia 19 de março, no Parque de Lazer da Cidade Desportiva, em Guimarães.

4 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Histórias da Gerações regressam ao Parque da Devesa

Décima edição da iniciativa decorre no dia 18 de maio, entre as 15 e as 18 horas.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

Guimarães vai receber a 21ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta Mato Curto, no dia 19 de março. Estarão presentes neste evento desportivo os principais atletas portugueses da modalidade, a rondar os 600 participantes, em representação de mais de 70 clubes, no Parque de Lazer da Cidade Desportiva.

Trata-se do regresso de uma prova, depois de um ano de interregno devido à pandemia, à cidade de Guimarães e que “será a montra do atletismo português”, refere a autarquia vimanarense em comunicado.

O Vereador Desporto do Município de Guimarães, Nelson Felgueiras, evidenciou a disponibilidade demonstrada desde a primeira hora para organizar esta competição, uma vez que “segue a estratégia municipal dos objetivos para o desporto” ao atingir “uma escala nacional com a realização de grandes eventos”, no seguimento de outras componentes que estão a ser trabalhadas no desporto, como o fomento da atividade física em contexto informal, o apoio aos clubes para a prática da atividade numa vertente federada e a capacidade de organizar eventos a uma maior escala.

“A organização deste tipo de provas demonstra a qualidade das condições que temos para acolher, assim como a reconhecida capacidade para a organização. Estas provas são fundamentais numa lógica de afirmação do nosso território, enquanto espaço de expansão ao nível desportivo e uma montra de competições, numa lógica multinível com o contributo qua as autarquias podem e devem dar para o desporto nacional. Em Guimarães temos capacidade de ponto de vista das infraestruturas e somos muito procurados em modalidades diversas, sinal que temos condições para receber competições de grande escala”, apontou Nelson Felgueiras.

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, elogiou as condições disponibilizadas pelo Município de Guimarães e vincou a importância da vertente do Corta-Mato Curto. “Ao nível do corta-mato, é uma vantagem a realização na zona norte onde existe uma maior concentração de atletas nesta disciplina e com maior nível competitivo. Esta prova já tem uma natureza própria, não só na preparação para o campeonato longo, mas também pelo seu nível técnico e de onde já saíram alguns medalhados olímpicos, como é o exemplo do Rui Silva”, referiu Jorge Vieira, na conferência de imprensa que decorreu esta quarta-feira.

Em representação da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco destacou o “orgulho” por receber esta prova em Guimarães. “Esta prova já tem tradição em Portugal e já teve como vencedor alguns dos melhores atletas portugueses e cria sempre um grande entusiasmo, sendo uma prova muito concorrida e os clubes fazem questão de trazerem as suas principais equipas, com um interesse coletivo muito grande”, referiu.

O coordenador da competição, Paulo Bernardo, mostrou-se expetante ao nível da participação. “Temos expetativa na adesão dos atletas, em vários escalões, desde sub-18 até aos Veteranos, pois são cada vez mais os atletas a dedicarem-se às provas de fundo”, constatou.

O Campeonato é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, com transmissão assegurada via streaming nos canais da Federação e na televisão por cabo.

CAMPEONATOS NACIONAIS DE CORTA-MATO – DISTÂNCIA CURTA

Na sequência da implementação pela IAAF (agora World Athletics) dos Campeonatos Mundiais de Distância Curta, Portugal iniciou a sua disputa no ano 2000 e, apesar da entidade máxima do atletismo ter abandonado o projeto, Portugal nunca o fez, dando espaço a um conjunto de atletas do meio-fundo curto de poderem competir em distâncias mais adequadas (4 km) à sua especialidade.

Ao longo das 21 edições já disputadas (em 2021, devido à pandemia, não se realizou), a prova já visitou o distrito de Braga em duas ocasiões, uma delas (2012) em Guimarães.

As equipas do Sporting (em masculinos) e Sporting de Braga (em femininos) são as mais tituladas da competição, com oito triunfos, seguidas pelo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), ambos com sete títulos.

Individualmente, a grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais, em masculinos, e Anália Rosa, com 5 títulos femininos.

Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019, e para Mariana Machado, vencedora das três últimas edições consecutivas.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Semana da família e da interculturalidade acontece de 15 a 19 de maio

Atividades no Mercado Municipal e na Praça D. Maria II.

Especialista mundial na área da brincadeira fala sobre a importância do brincar em Ribeirão

Cerca de duas centenas de pessoas compareceram ao evento realizado no Centro Social Paroquial de Ribeirão.

Iniciativa “Acelerar o Norte” apresentada a empresários de Famalicão

Evento decorreu no auditório da Universidade Lusíada.

PSD-Famalicão comemora 50 anos com tertúlia e homenagem aos militantes mais antigos

A primeira das diversas atividades alusivas aos 50 anos da fundação do partido que serão realizadas no decurso do ano.

Ambientalistas famalicenses convidam a participar nas Jornadas pela Democracia Energética

Associação Famalicão em Transição é co-organizadora da iniciativa.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.