José Bilhoto, médico e candidato à presidência da Câmara Municipal de Famalicão, José Bilhoto, reuniu na passada sexta-feira, dia 25, com Ivo Sá Machado, diretor executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Ave (ACES) e com o conselho de administração do Centro Hospitalar Médio Ave (CHMA), presidido por António Barbosa.
Em ambas as reuniões, que tiveram como objetivo de auscultar os responsáveis pela gestão dos serviços de saúde locais, o candidato estava acompanhado com uma delegação da Iniciativa Liberal de Famalicão
Estas reuniões de trabalho têm como objetivo principal, conhecer o ponto de situação da resposta pública, em termos de cuidados de saúde, que está a ser dada aos cidadãos famalicenses, neste período pandémico, em que ainda vivemos.
No decurso das reuniões foram analisados vários temas, entre eles a qualidade das instalações de saúde no concelho, a ligação entre os centros de saúde e o hospital, as facilidades de acesso a médicos de família e a importância do apoio da Câmara Municipal.
Também foram discutidos assuntos relacionados com a pandemia, nomeadamente o processo de vacinação, o incidente que levou à perda de vacinas, resposta à covid-19 e recuperação da atividade não covid.
“Embora as competências que se pretendem transmitir sejam sobretudo relevantes ao nível dos edifícios, tendo em conta as necessidades identificadas na melhoria de algumas instalações, com destaque para as de Joane e de Famalicão, mostra-se necessário atuar rapidamente de forma a dar aos famalicenses, instalações de saúde condizentes com o nível de carga fiscal que atualmente pagam”, constata a candidatura liberal.
Após as reuniões, a IL Famalicão decidiu incluir no seu programa eleitoral a aceitação da transferência de competências no âmbito da saúde. A decisão aconteceu “após reflexão interna e tendo em conta a constatação de que a ARS Norte é uma estrutura pesada e pouco ágil, bem como a capacidade de quem gere o município conhecer muito melhor as necessidades das suas populações”.
“A descentralização é um dos pilares da Iniciativa Liberal e esta é uma oportunidade de a pôr em prática”, referem os liberais famalicenses em comunicado.
O núcleo da Iniciativa Liberal em Famalicão informa ainda que programa eleitoral para as eleições autárquicas está “em construção”, estando a candidatura “recetiva para ouvir e plasmar nesse programa os contributos de qualquer famalicense interessado”.
Comentários