11.7 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 23 Abril 2024

Não deixas saudades!

2020 de A a Z. Retrospetiva do ano que mudou o mundo.

7 min de leitura
- Publicidade -
Carlos Folhadela Simões
Formado em Ciências Farmacêuticas, é professor do Ensino Secundário. Cidadão atento e dirigente associativo.

Famalicão

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Faltam 3 dias!
2021 espreita e 2020 não deixa saudades. Há, entretanto, alguns aspetos que me permito
recordar.

Açores marcaram a atualidade política por serem a versão II da geringonça.

Biden, ex-vice de Obama, tornou-se o 46º presidente do Estados Unidos da América. O Mundo não terá por certo saudades de Trump.

Corona: o vírus que transfigurou o planeta. Desde ontem que Portugal já o combate com a vacina que se espera possa devolver a tranquilidade desejada.

Desaparecidos que perdurarão nas nossas memórias: Vasco Pulido Valente, Luís Sepúlveda, John Le Carré, Albert Uderzo (pai do Astérix), Quino (pai da Mafalda), Eduardo Lourenço, Cruzeiro Seixas, Kirk Douglas, Vítor Oliveira, Paulo Gonçalves, Maradona e Kobe Bryant.

Exit. O Brexit consumou-se. O Reino Unido fica solitário e não solidário.

Freitas, Graça. A Diretora da Direção Geral da Saúde. Médica especialista em Saúde Pública, substituiu Francisco George, ex-diretor e figura peculiar no panorama da saúde portuguesa. Calhou-lhe em sorte um lugar que, por certo, nem nas piores cogitações, se poderia revelar tão desgastante e “corrosivo” como o foi neste ano de mandato. Titubeante, nem sempre assertiva, mas todos a reconhecerão como disponível, corajosa, lutadora e frontal.

Gonçalo Ribeiro Teles, o arquiteto paisagista, o ambientalista visionário, o promotor de utopias: autor com Viana Barreto dos belíssimos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, opositor ao cultivo industrial do eucalipto e o defensor dos quintais das cidades. Figura de relevo na oposição ao Estado Novo, foi fundador do PPM que integrou a Aliança Democrática. Estas suas qualidades, intervenções e atitudes tê-lo-ão tornado numa das figuras atualmente mais consensuais da sociedade portuguesa.

Harris, Kamala, a primeira mulher eleita vice-Presidente dos Estados Unidos. Mais um marco na história americana e mundial depois de Obama ter sido o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Irresponsabilidade no incêndio no abrigo dos cães em Santo Tirso e no abate de veados, gamos e javalis na Torre Bela. Incrível os progressos que tem apresentado aquele que é conhecido como o “bebé sem rosto”.

Juízo. O que todos teremos de continuar a ter. Pese o início da inoculação massiva no Mundo, as medidas de etiqueta respiratória, uso de máscara, distanciamento social e desinfeção das mãos devem continuar na ordem do dia. A imunidade de grupo ainda demorará tempo a ser alcançada. Tenhamos, por isso, juízo!

Lives matter. Todas! Sem cor, sem credo, sem ideologia.

Marta Temido. A ministra de ar frágil sobreviveu à pandemia. Com desgaste diário permanente, numa situação atípica e jamais experienciada por qualquer outro titular da pasta, Marta revelou-se destemida, frontal e sensível.

Natureza. Esperemos que não seja esquecida. A defesa de ambiente e a luta contra as alterações climáticas devem voltar à ordem do dia. Guterres, secretário geral da ONU tem insistido. Os Estados Unidos voltarão ao acordo de Paris. O caminho parece promissor.

Organização impecável. Pelo menos ninguém conseguiu relacionar qualquer surto com os eventos. Festa do Avante e Congresso do PCP. Bom seria que tivesse havido um pouco mais de coerência na aplicação das medidas.

Parkinson, um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo que afeta aproximadamente 18 a 20 mil portugueses (dados da APDPk- Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson) e 6,2 milhões em todo o Mundo. Vem isto a propósito do segundo medicamento produzido por uma farmacêutica portuguesa, a Bial, aprovado pela FDA – Food and Drug Administration, nos Estados Unidos e aprovado para comercialização no Japão pelas autoridades de saúde local.

Quem ganha governa! Escreveu Jorge Moreira da Silva num artigo dado à estampa no jornal Público. Muitos foram o que assim reagiram em 2015 quando Pedro Passos Coelho ganhou as Legislativas. António Costa retirou a geringonça da cartola! Ouviram-se os protestos. Muitos dos que na altura vociferaram cobras e lagartos, passados quatro anos passaram a considerar a solução natural. Sou dos que concordam e defendem que se devem esgotar, em primeiro lugar, as soluções decorrentes ditadas pelos resultados eleitorais e só após estas se recorra e explorem soluções alternativas.

Rapidez. A celeridade com que apareceram as primeiras vacinas remetem-nos para uma vénia a todos os cientistas envolvidos nesta ciclópica missão. Sendo o tempo médio para desenvolvimento de uma vacina de cerca de 15 anos, o record é de 4 anos, no caso da papeira mas conseguir o mesmo em cerca de um ano é fantástico. Revelou-se o poder da Ciência!
Esperemos e tenhamos confiança nos resultados dos ensaios de fase 3. A eficácia e segurança serão com certeza alicerces para a continuação da normalidade das nossas vidas. No entanto, nesta matéria todos sabem ou deveriam saber que não há risco zero!

Sarmento, António. 10H07 de 27.12.2020. Diretor do serviço de infecciologia do Hospital de São João ficará para a história como o primeiro português a ser vacinado, em território nacional, contra a Covid-19. Esteve em Famalicão no 4º Encontro de Ciência Cândida Madureira, a 8 e 9 de março de 2019.

Tutto andrà bene”, a frase “viral” da pandemia, da autoria da italiana Luciana Landolfi, viu-se replicada pelo quatro cantos do mundo, traduzida em diversas línguas e acompanhadas do desenho de um arco-íris. No entanto, a autora não gostou de a ver associada ao simples facto de “se ficar em casa”. Recorda que quando a escreveu, em 2012, a relacionou com uma série de injustiças que ocorriam no mundo e que não alterou o seu significado para a adaptar à pandemia. Talvez por isso algumas críticas ao hashtag #vaificartudobem possam ser parcialmente descabidas.

UCI, EPI, SNS24, PCR, m-ARN, FDA, EMA… e outros. Tudo acrónimos que entraram na linguagem dos portugueses neste último ano. Descodificando: unidade de cuidados intensivos, equipamento de proteção individual, serviço nacional de saúde- linha 24, teste de deteção Covid (polymerase chain reaction), ácido ribonucleico- mensageiro, food and drug administration (autoridade de saúde americana), european medicines agency (autoridade de saúde europeia).

Vencedores em diversas áreas, ano após ano, vão surgindo figuras que reforçam a sua notoriedade ou emergem no panorama em que desenvolvem as suas atividades. No desporto motorizado, Miguel Oliveira, Filipe Albuquerque e Félix da Costa; no ciclismo, os gémeos Oliveira, Ivo e Rui, Rúben Guerreiro e João Almeida; na sétima arte, Ana Rocha de Sousa. Last but not least, as famalicenses Amanda Costa, do Centro de Neurofibromatose da Universidade de Washington e Ana João Rodrigues, do ICVS (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, insignes investigadoras e cientistas também reconhecidas no panorama internacional. A primeira estuda o papel das células imunológicas na formação, progressão e perda de visão do glioma infantil; a segunda conquistou uma bolsa atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação que garante dois milhões de euros para desenvolver o seu projeto de investigação em neurociências.

X-Space, a empresa de Elon Musk participa no programa espacial dos Estados Unidos. Esta parceria da agência aeroespacial norte-americana NASA com uma empresa privada permitiu colocar astronautas a bordo da ISS (International Space Station).

Zoom, plataforma de vídeo e áudio conferência online. Permitiu o teletrabalho e o encurtar de distâncias em tempos de distanciamento social. A empresa Zoom Video Communications, fundada em 2011 e sediada em San Jose, Califórnia, chegou a conhecer uma valorização de cerca de 450% (125,00 USD a 5.03.2020, a 559,00 USD a 16.10.2020) em 7 meses. Desvalorizaram após o anúncio das vacinas pela Pfizer e BioNTech (375,00 USD a 24.12.2020).

Comentários

Carlos Folhadela Simões
Formado em Ciências Farmacêuticas, é professor do Ensino Secundário. Cidadão atento e dirigente associativo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Cerca de 900 mil euros para Antoninas. Mário Passos duplica gastos com festas em apenas dois anos

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.