A obra em curso na Avenida de França, na cidade de Vila Nova de Famalicão, vai gerar abate de árvores e a mudanças no perfil das vagas de estacionamento. A empreitada, que teve início este mês, tem o custo previsto na ordem dos 158 mil euros e um prazo de execução de 120 dias.
Em comunicado enviado esta segunda-feira, a Câmara Municipal de Famalicão informa que a obra “vai implicar o abate de 10 árvores que apresentam um ‘estado avançado de declínio e fragilidade’ e que estão a condicionar fortemente a mobilidade dos peões”.
O comunicado municipal refere que a análise técnica da viabilidade da conservação das árvores da Avenida teve como base a avaliação efetuada pelos serviços municipais da autarquia e o Relatório de Avaliação Fitossanitária elaborado em 2022 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
“Com base nesta análise global, torna-se necessário proceder ao abate de 10 árvores cuja longevidade e estabilidade estão comprometidas e cuja preservação não é possível conciliar com a requalificação dos passeios”, salienta o comunicado municipal.
O comunicado da autarquia refere ainda que “no decorrer das obras, serão ainda adotadas várias medidas de proteção, tais como barreiras físicas e zonas de exclusão para as raízes e troncos, de modo a evitar danos durante os trabalhos de escavação”.
ALTERAÇÕES NO ESTACIONAMENTO
O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO foi contactado por moradores na área envolvente que referem que “já percebe-se que as vagas de estacionamento serão afetadas e reduzidas”. Esses moradores queixam-se ainda que a obra na Avenida de França foi iniciada “sem nenhum esclarecimento aos moradores”.
Contactado pelo OTÍCIAS DE FAMALICÃO, o gabinete de comunicação da autarquia referiu que “não se prevê a redução de lugares de estacionamento”.
“As obras na Avenida de França contemplam a requalificação do estacionamento e a sua reorganização, sobretudo entre a Rotunda do Lions Clube e o entroncamento da Avenida com a Rua António Ferreira Magalhães, onde a marcação dos lugares de estacionamento passará a ser em espinha”, explicou a fonte municipal.
A obra contempla a implementação de um separador central na zona das passadeiras e de infraestruturas para semáforos, a renovação de passeios, baias de estacionamento e sinalização vertical e horizontal.
Comentários