14.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 16 Março 2025

PAN propõe à Câmara de Famalicão alternativas ao fogo de artifício

Partido propõe fogo de artificio silencioso em prol de "um concelho inclusivo".

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

O PAN-Famalicão enviou uma recomendação à Câmara Municipal que sugere a adoção de alternativas ao uso do fogo de artifício tradicional.

“É sabido que o fogo de artifício tradicional perturba pessoas de todas as idades, sendo especialmente afetadas crianças do espectro do autismo, pessoas idosas ou pessoas doentes.” refere Sandra Pimenta, acrescentando que “são também várias as evidências do seu impacto negativo nos animais, tanto domésticos como assilvestrados, e ainda no meio-ambiente e na saúde, em geral.”

O partido dá como exemplo cidades que optaram por fogos de artifício silenciosos como já acontece por exemplo em São Paulo e na Califórnia. Assim como, salienta um dos maiores espetáculos de luzes na Disneyland, que optou por se modernizar e usar drones para exibir um verdadeiro espetáculo de luzes, magia, mas sem o impacto sonoro. Ou até como aconteceu na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio que optou por um espetáculo visual com drones.

Paralelamente, o PAN recorda que a Organização Mundial de Saúde aponta os 120 decibéis como o limiar de dor para o som, incluindo sons como trovões. “Ora, os espetáculos de pirotecnia estão normalmente acima de 150 decibéis, e podem chegar até 170 decibéis ou mais, de acordo com um fonoaudiólogo no Boys Town National Research Hospital, no Nebraska”, refere Sandra Pimenta.

O PAN-Famalicão, na sua recomendação, apelou à realização de “campanhas de sensibilização sobre os impactos negativos nas pessoas, animais e ambiente da utilização da pirotecnia nas festas e romarias do concelho” e que nos eventos promovidos pelo Município “seja substituído o lançamento de foguetes e fogo de artifício tradicional, por fogo de artifício de baixa intensidade sonora, bem como adotar modelos mais ecológicos e com menos substâncias perigosas”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.