18.4 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 6 Outubro 2024

Rotary dá 15 mil euros ao hospital público e promove parto humanizado

"Humanização do Parto" é um projeto dinamizado pelos clubes rotários de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa e apoiado pela Fundação Rotária Portuguesa.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

A influência da humanização do parto na saúde materno-infantil é tema de uma palestra que será realizada nesta quinta-feira, dia 15 de abril, às 21h30. A iniciativa decorrerá online, na plataforma Skype, e para participar basta clicar aqui.

A palestra é promovida pelo Rotary Club de Famalicão e contará com a presença de Saritta Nápoles, médica ginecologista e obstetra no Centro Hospital do Médio Ave (CHMA).

Saritta Nápoles é uma médica dedicada à humanização do parto e que tem implementado novas práticas e melhorias na assistência às grávidas. A humanização do parto consiste em práticas de assistência ao parto baseadas em evidências científicas. É tema estudado mundialmente e cientificamente comprovado como fonte de diversos benefícios para a saúde materno-infantil.

Esta iniciativa faz parte do projeto “Humanização do Parto”, dinamizado no CHMA, unidade de saúde pública que serve os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

ROTARY APOIA BLOCO DE PARTOS

No âmbito das comemorações do 116º aniversário do Rotary Internacional, em fevereiro deste ano, os presidentes do Rotary Club de Famalicão, de Santo Tirso e da Trofa, respetivamente, Francisco Freitas, Gonçalves Afonso e Rosa Araújo, deslocaram-se à sede do Centro Hospital do Médio Ave (CHMA), em Vila Nova de Famalicão, para concretizar a primeira fase do projeto “Humanização do Parto”.

Os presidentes do Rotary Club de Famalicão, de Santo Tirso e da Trofa, entregaram doação de 10 mil euros ao Bloco de Partos do Centro Hospitar

Trata-se de um projeto dinamizado pelos três clubes rotários do Vale do Ave e apoiado pela Fundação Rotária Portuguesa. Foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do CHMA, António Barbosa e pela responsável da implementação deste projeto, a médica Saritta Nápoles.

Apesar dos diversos constrangimentos financeiros, relacionados com a situação pandémica que assola todo o mundo, estes 3 clubes conseguiram angariar 10 mil euros, destinados a financiar a instalação de um espaço mais funcional e mais harmonioso no Bloco de Partos do Hospital de Famalicão.

O projeto será concluído no final deste ano rotário, altura em que serão atribuídos mais 5 mil euros. António Barbosa destacou o papel do movimento rotário na comunidade e agradeceu o contributo dos clubes rotários de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

Comentários

- Publicidade -<