24.1 C
Vila Nova de Famalicão
Sexta-feira, 29 Agosto 2025

Segundo guia da restaurante tradicional apresentado segunda-feira em Famalicão

“Mais 101 Tascas Imperdíveis de Portugal” é dado a conhecer na Feira de Artesanato e Gastronomia.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Depois de há dois anos terem publicado “As 100 Melhores Tascas de Portugal”, os jornalistas António Catarino e Rui Cardoso completam, com um segundo guia, um roteiro pela oferta culinária “genuína, simpática, convivial e popular” do continente português

O guia gastronómico “Mais 101 Tascas Imperdíveis de Portugal”, dos jornalistas António Catarino e Rui Cardoso, é apresentado na próxima segunda-feira, 1 de setembro, na 40.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, que nesta sexta-feira, ao fim da tarde, abre ao público, na Praça Mouzinho de Albuquerque.

A iniciativa fica a dever-se à associação Casa da Memória Viva (CMV) e tem lugar, pelas 18h30, na esplanada existente em frente ao palco instalado no recinto. Sobre o livro e o trabalho dos autores, que há dois anos publicaram “As 100 Melhores Tascas de Portugal”, irá falar o “chef” famalicense Renato Cunha, proprietário do restaurante “Ferrugem”.

“Será a primeira apresentação deste guia, introduzido no mercado livreiro há poucas semanas, já com muita gente de férias, pelo que o programa do quarto dia da Feira de Artesanato e Gastronomia sairá enriquecido. Pelo menos, é essa a intenção”, assinala o presidente da direção da CMV, Carlos de Sousa.

O livro, com 140 páginas, constitui a segunda parte de um roteiro pela culinária tradicional portuguesa de qualidade, de acordo com o critério dos autores. Ao longo de dezenas de anos, o ofício de jornalista levou ambos a conhecer a oferta “genuína, simpática, convivial e popular” da restauração do continente português.

A primeira metade dessa incursão pelas melhores “antigas tabernas, tascos populares, restaurantes típicos, familiares, de bairro ou de beira de estrada e pensões de província” traduziu-se no livro “As 100 Melhores Tascas de Portugal”, lançado no final do verão de 2023 e apresentado na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em 13 de novembro daquele ano.

Ao invés do primeiro – que faz referência a quatro restaurantes tradicionais de Famalicão, a Casa Pêga, A Quintinha de Pouve, a Casa Sousa e a Adega dos 25 Amigos –, este segundo guia não contempla nenhuma entrada famalicense. Ainda que os critérios prevalecentes continuem a ser a confeção de comida tradicional portuguesa de qualidade a um preço não superior a 25 euros por pessoa, são contemplados, desta feita, 101 estabelecimentos de restauração de oito regiões do continente. As áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa são, agora, aquelas que mais referências contabilizam. De todo o Minho, constam 10 estabelecimentos.

António Catarino, depois de uma longa carreira na imprensa, é atualmente colaborador da rádio TSF na área de gastronomia e vinhos, enquanto Rui Cardoso é comentador da SIC para assuntos de política internacional, depois de ter sido jornalista do “Expresso” e diretor da edição portuguesa do “Courrier Internacional”.

Comentários

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.