14.3 C
Vila Nova de Famalicão
Sábado, 20 Abril 2024

Universidade do Minho lança livro sobre as mulheres na ditadura

Maria de Medeiros, Paula Rego e Alice Vieira estão entre as autoras representadas.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão disponíveis até 12 de maio

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

A estcupidez

O polo desportivo definhou até ser tão insuficiente que os próprios clubes da cidade deixaram de nela ter lugar. Andamos tantos anos para ficarmos pior do que estávamos.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) lançou o livro “Womanart – Mulheres, Artes e Ditadura”, que envolve vinte autores de cinco países. A obra destaca a relação de várias mulheres com a ditadura, como Paula Rego, Maria de Medeiros ou Alice Vieira, e pretende ser um contributo significativo para debater esse período antidemocrático na lusofonia. A publicação é de acesso livre e tem o título de um projeto científico em curso no CEHUM, que é apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A obra abre com reflexões sobre o percurso da artista plástica Sarah Afonso, a arte das pintoras Helena Almeida e Paula Rego, o cinema de Maria de Medeiros e Susana Sousa Dias ou a poesia de Alda Lara (Angola), Alda do Espírito Santo (São Tomé e Príncipe) e Noémia de Sousa (Moçambique). Aborda-se também a pós-memória, herdada nas narrativas familiares, mapeando fantasmas e fantasias imperiais/fascistas que moldaram as gerações atuais.

Conhece-se depois manifestações de propaganda e de resistência exploradas no feminino, desde o cinema até à literatura ou às artes visuais. Por outro lado, há vários estudos ligados ao Brasil, nomeadamente sobre o ativismo das brasileiras em movimentos políticos e na escrita, o teatro da dramaturga Consuelo de Castro e a reduzida presença de autores afro-brasileiros no acervo das bibliotecas daquele país, “uma marca de um preconceito histórico”. Na parte final surgem análises críticas a obras de relevo na área, como o filme “Sambizanga”, de Sarah Maldoror, sobre a repressão do Estado Novo em Angola, ou a colaboração da escritora Teolinda Gersão com um excerto sobre a censura de “Paisagem com Mulher e Mar ao Fundo”.

O volume de 287 páginas faz parte da coleção “Diacrítica” e é coordenado por Ana Gabriela Macedo, Margarida Pereira, Joana Passos e Márcia Oliveira, tendo colaborações de autores das universidades do Minho, Coimbra, Católica de Lisboa, Bolonha (Itália), Wisconsin (EUA), Nottingham e Oxford (Reino Unido), Federal de Pernambuco, Federal do Rio Grande do Norte, Estadual do Norte do Paraná e do Estado de Santa Catarina (Brasil).

INFLUÊNCIA NAS ARTES E NA PEDAGOGIA

Desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Género, Artes e Estudos Pós-coloniais do CEHUM, em Braga, este projeto científico é exemplar no compromisso da academia portuguesa com o estudo da História recente e os seus reflexos sociais e ideológicos. Em especial, foca manifestações artísticas e intelectuais a partir das artistas e ativistas, explorando também paralelos entre o Estado Novo (1933-74) e a Junta Militar brasileira (1964-85), que recorreram à violência sobre os adversários e ao silêncio perante os contornos obscuros do regime.

Mostra ainda como, nas artes contemporâneas, a memória da ditadura e do colonialismo é uma matriz inspiradora e tem uma dimensão pedagógica para as novas gerações pensarem e reconhecerem aquelas formas de opressão e desumanidade. O “Womanart” já realizou desde 2019 ciclos de cinema, de workshops e de seminários para o público em geral, a par de oficinas de escrita, masterclasses, um curso breve, comunicações em congressos e vários estudos. Em novembro realiza também uma conferência internacional. Tem os sites ceh.ilch.uminho.pt/womanart e bit.ly/gapscehum.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Cerca de 900 mil euros para Antoninas 2024. Mário Passos duplica gastos com festas

Mário Passos gasta com as Antoninas mais do dobro que Paulo Cunha e Armindo Costa. São as Antoninas mais caras de sempre, mas o orçamento para as marchas não aumentou. Cada marcha vai receber 8500 euros.

Riopele recebe prémio na China pela aposta na sustentabilidade

Empresa famalicense distinguida numa das maiores feiras têxteis realizadas na China.

Fundação Cupertino de Miranda promove “noite dos livros censurados” a 24 de abril

A entrada é livre e sujeita à lotação do espaço. 

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.