18.4 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 21 Junho 2021
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Abertas inscrições para mais de 1200 vagas no ensino secundário profissional em Famalicão

São 48 cursos realizados em 11 escolas. As inscrições devem ser efetuadas junto dos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola do 9º ano, e decorrem de 21 de maio a 11 de junho, em formato online.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Mais enfermeiros no centro de vacinação de Famalicão

24 enfermeiros reforçam equipa no centro de vacinação até ao final de julho.

Paulo Costa é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal

Deputado municipal concorre à presidência da Câmara. Catarina Ferraz encabeça a lista à Assembleia Municipal.

Agostinho Fernandes quer Eduardo Oliveira a “virar a página de Famalicão”

“Servir as pessoas é a verdadeira essência da política. Estou aqui para servir os famalicenses”, enfatizou Eduardo Oliveira na apresentação do mandatário e de todos os candidatos a vereadores.

Canil de Famalicão custa mais de meio milhão de euros e derrapa 50 mil

A Câmara Municipal aprovou reforço de 10% nas obras de construção do novo canil municipal. Equipamento está a ser construído junto do antigo canil e estará equipado com cerca de 80 boxes para cães, 45 para gatos e 4 para outras espécies.
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Estão abertas as inscrições para os Cursos Profissionais e os Cursos de Aprendizagem para o ano letivo 2021/2022. As escolas da Rede Local de Educação e Formação disponibilizam mais de 1200 vagas distribuídas por 48 cursos, com início da formação no mês de setembro.

O Ensino Profissional, um dos percursos do nível secundário de educação, é caracterizado por uma forte ligação ao setor empresarial local e que, tendo em conta o perfil pessoal, prepara os alunos para a vida ativa, valorizando a aprendizagem centrada no saber fazer e o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.

Esta oferta, após a conclusão, com aproveitamento, permite também, aos jovens prosseguirem estudos para o ensino superior, nomeadamente para uma licenciatura, para um Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) ou para um Curso de Especialização Tecnológica (CET). As inscrições devem ser efetuadas junto dos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola do 9º ano, e decorrem de 21 de maio a 11 de junho, em formato online.

Os Cursos Profissionais são dirigidos aos alunos que estão a terminar o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente e permitem obter o ensino secundário e a certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Todo este volume de formação disponibilizado em território famalicense será ministrado pelas entidades: ACE- Escola de Artes Famalicão, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, ALFACOOP- Cooperativa de Ensino, Didáxis – Cooperativa de Ensino Riba de Ave, Escola Profissional CIOR, Escola Profissional FORAVE, Instituto Nun’Alvres, Oficina – Escola Profissional do INA, e Cenfim – Centro De Formação Profissional de Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Para mais informações consulte no Portal da Educação de Famalicão, para acesso à descrição das modalidades de educação e formação do ensino secundário, à oferta formativa no concelho, aos planos de estudos, às saídas profissionais, aos vídeos das escolas, assim como, ao booklet com esta oferta formativa.

Recorde-se que, em Vila Nova de Famalicão, há já vários anos que é ultrapassada a meta de 50% dos estudantes optarem pela via profissional. Antes de ser assumido como um objetivo governamental, em Vila Nova de Famalicão já há muito que a comunidade trabalhava nesse sentido.

Comentários