16.3 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 28 Maio 2024

ULS do Alto Ave aposta na radiologia de intervenção para reduzir cirurgias e tratar dores crónicas

Médicos do hospital de Guimarães premiados no maior congresso mundial dedicado à embolização músculo-esquelética.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Festa da família na escola Terras do Ave

Piquenique organizado pela associação de pais e a direção do agrupamento.

Teatro para crianças e jovens entre 27 de maio e 2 de junho em Famalicão

Espetáculos no Parque da Devesa e na Casa da Pedreira, em Gondifelos.

Este fim de semana há Rali de Famalicão

83 pilotos participam na competição

Piscinas exteriores abrem a 1 de junho em Famalicão

As piscinas municipais vão funcionar até dia 15 de setembro.

A equipa de radiologia de intervenção da ULS Alto Ave, sediada em Guimarães, tem vindo a ser pioneira a nível nacional a implementar um tratamento de dor crónica associada a processos de artrose e entesopatias.

Recentemente, Frederico Cavalheiro e Pedro Lopes recebeu um prémio de melhor poster no GEST MSK Paris 2024, o maior congresso mundial dedicado à embolização músculo-esquelética. Os autores, médicos na ULS do Alto Ave, foram premiados com um trabalho dedico à embolização da anca para tratamento da dor associada a coxartrose ligeira a moderada ou síndrome do grande trocânter doloroso, um tipo de tratamento que a ULS do Alto Ave pretende oferecer “a curto prazo” aos utentes.

“A implementação de técnicas inovadoras na radiologia de intervenção, com recurso a procedimentos médicos diferenciados e minimamente invasivos e utilizando equipamentos de última geração, representam uma oportunidade de diferenciação clínica, permitindo um tratamento e acompanhamento personalizado pela nossa equipa, elevando assim a qualidade do serviço prestado à nossa população”, considera Ana Salgado, diretora do serviço de Radiologia.

Com novas opções terapêuticas e novos tratamentos, a radiologia de intervenção representa um impacto cada vez maior no tratamento minimamente invasivo de doentes com patologia oncológica, vascular e outras, com destaque para a oferta de tratamentos mais rápidos, mais confortáveis para o doente e que apresentam um custo-eficácia superior às alternativas cirúrgicas clássicas.

“As vantagens da radiologia de intervenção estão identificadas e são reconhecidas pela equipa de gestão da ULS do Alto Ave, área em que têm feito uma clara aposta, acreditando na nossa equipa e dando-nos os meios necessários para continuar a desenvolver o nosso projeto. Como resultado orgulhamo-nos de ter uma oferta que nos permite ombrear qualitativamente com os maiores serviços de Imagiologia do país e ímpar a norte do grande Porto”, refere Pedro Lopes.

ALTERNATIVA À CIRURGIA DA TIRÓIDE

“No ano de 2024 está previsto mais um significativo salto qualitativo”, salienta Ana Salgado. Por um lado, irão ser internalizados procedimentos ainda mais diferenciados, nomeadamente os endovasculares, e, por outro, será iniciado um programa de tratamento de nódulos benignos tiroideos, pela técnica de termoablação percutânea por micro-ondas, passando a ser um dos poucos hospitais públicos a realizar este tratamento.

Como vantagens desta técnica, alternativa à remoção cirúrgica da tiróide, destaca-se o facto de ser realizado em regime de ambulatório, sem deixar cicatriz e com menos riscos para o doente.

FORTE COMPONENTE TECNÓLOGICA

A radiologia de intervenção é uma subespecialidade médica da Radiologia, com forte componente clínica e tecnológica, baseada em múltiplas técnicas de imagem e com um vasto âmbito de ação. Além de efetuar diagnósticos, a radiologia de intervenção dedica-se ao tratamento minimamente invasivo de patologias, representando uma alternativa à cirurgia.

Inspirado por grandes vultos da medicina mundial, dos quais se destacam os portugueses Egas Moniz e Reynaldo dos Santos, pioneiros da Escola Portuguesa de Angiografia, o desenvolvimento desta subespecialidade iniciou-se nos anos 60, nos Estados Unidos, pelo com Charles Dotter, o “pai da radiologia de intervenção”.

Comentários

- Publicidade -