10.4 C
Vila Nova de Famalicão
Segunda-feira, 29 Abril 2024

Autarcas socialistas de Joane e Castelões mudam de camisola

Depois de terem obtido excelentes resultados eleitorais pelo PS, os presidentes de Joane e Castelões anunciaram que se recandidatam como independentes, com o apoio da coligação PSD-CDS.

min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Sessão de jazz este sábado no CRU Espaço Cultural

Com cantor moçambicano radicado em Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Os presidentes da Junta de Joane e de Castelões, António Oliveira e Francisco Sá, respetivamente, que em 2017 foram eleitos pelo Partido Socialista, vão mudar de camisola nas autárquicas deste ano.

António Oliveira e Francisco Sá anunciaram que são candidatos independentes, mas, na prática, isso significa que terão o apoio da coligação PSD-CDS, cuja candidatura, novamente denominada Mais Ação. Mais Famalicão tornou público o apoio esta segunda-feira.

Isto significa que, nas freguesias de Joane e Castelões, o PSD e o CDS abdicam das suas siglas para tentarem conquistar as respetivas juntas de freguesia.

“RELAÇÃO DE CUMPLICIDADE”

Embora não sejam conhecidas divergências políticas com o PS, já há muito tempo que os dois autarcas piscavam o olho à maioria de direita e eram dados como transferíveis para o território da maioria PSD-CDS.

Daí que a mudança não seja propriamente uma surpresa para as hostes socialistas. O autarca de Joane, por exemplo, já há quatro anos esteve à beira de concorrer com o apoio da coligação.

Aliás, num comunicado emitido esta segunda-feira pelo PSD de Vila Nova de Famalicão, é mencionada “a excelente relação de cumplicidade e a parceria mantida com a autarquia famalicense” por parte do autarca de Joane eleito pelo PS.

António Oliveira, que integrou a equipa do antigo presidente socialista Ivo Sá Machado, já cumpriu dois mandatos como presidente de Junta de Joane e avança para um terceiro por reconhecer que “ainda tem algo para dar e para conseguir”, considerando “mais benéfica para Joane” a existência de “uma candidatura suprapartidária”.

PSD DE JOANE COM ANTÓNIO OLIVEIRA

Face ao anúncio da candidatura independente do atual autarca António Oliveira, o PSD de Joane, liderado por José Machado, decidiu não apresentar uma candidatura nas próximas eleições autárquicas.

José Machado é funcionário municipal, ocupando o cargo de diretor das piscinas municipais naquela vila. De acordo com fontes próximas do PSD de Joane, é um dedicado militante de base do partido que há muitos anos aspira ser presidente da Junta.

José Machado: líder do PSD-Joane e diretor das piscinas municipais da vila

Segundo uma nota informativa do PSD de Vila Nova de Famalicão, “o núcleo revê-se na gestão levada a cabo nos últimos anos pelo atual presidente da Junta de Joane”.

O presidente do PSD de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, diz, por seu lado, que “a permanência de António Oliveira à frente dos destinos de Joane é o melhor para o futuro da vila”. Uma opinião que também é partilhada por José Machado, presidente do núcleo do PSD de Joane.

O NOTÍCIAS DE FAMALICÃO sabe, no entanto, que a decisão de o PSD não concorrer às eleições não é totalmente pacífica entre os sociais-democratas de Joane.

Porém, ao contrário do que aconteceu em Ribeirão, onde uma cisão no PSD deu origem a uma candidatura independente, em Joane ninguém parece disponível para contrariar publicamente a decisão do partido.

No que diz respeito a Castelões, Francisco Sá, revelou, em entrevista ao “Opinião Pública”, publicada no dia 28 de abril, que realizou “mais de 90%” daquilo que prometeu aos eleitores de Castelões.

“Sempre que vou à Câmara apresentar algum projeto, alguma proposta ou pedir algum apoio, dentro do possível, temos alcançado os nossos anseios”, disse Francisco Sá na referida entrevista.

Depois de vários mandatos como presidente de Castelões eleito pelo PS, nas próximas eleições recandidata-se como independente, por considerar que “será o melhor para a continuação do desenvolvimento da freguesia”.

ÚLTIMOS RESULTADOS ELEITORAIS EM CASTELÕES

ÚLTIMOS RESULTADOS ELEITORAIS EM JOANE

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.