12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 19 Março 2024

Candidata do PAN visitou local de descargas no rio Ave na freguesia de Pedome

Em visita ao local, o partido detetou situações que situações que classifica como “crime ambiental, desprezo pelo ambiente e retrocesso em matéria de proteção ambiental”.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

CIOR de portas abertas na “semana da empresa” na escola

Também foram celebrados acordos de cooperação com várias "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Maus odores e descargas para rio Pelhe preocupam populares

PAN-Famalicão solicita esclarecimentos à Câmara Municipal sobre mais uma alegada construção ilegal.

No seguimento de várias denúncias e alertas para as constantes descargas poluentes para o rio Ave, o PAN-Famalicão visitou durante a tarde desta segunda-feira o parque de lazer Calça Ferros, em Pedome, a fim de verificar esta situação.

O partido, que já denunciou por várias vezes estes crimes e inclusive questionou a empresa TRATAVE, considera “lamentável” que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal não tenham diligenciado para a resolução deste “verdadeiro crime ambiental”.

“É desolador o cenário observado no parque. Testemunhamos uma quantidade significativa de desperdícios têxteis na conduta dos efluentes, e sentimos o calor e o fumo libertado que era intoxicante” refere Sandra Pimenta, líder da concelhia e candidata à Câmara Municipal.

Sandra Pimenta acrescenta ainda que “é preciso atuar, não podemos voltar ao passado ambiental da zona do vale do Ave. Os infratores têm de ser identificados e responder por estes crimes. O rio Ave é de todos, não é o canal de esgoto de alguns.”

Com esta visita, que foi acompanhada por um membro do movimento cívico “SOS Vamos salvar o rio Ave”, foi possível verificar as principais zonas afetadas pelas descargas, assim como os impactos na zona envolvente das mesmas. O partido foi, igualmente, alertado por cidadãos que frequentavam o parque que “as descargas se tornaram mais frequentes quando foram instaladas empresas de tingimento têxtil na periferia do parque”.

Aliada a um alegado incumprimento no tratamento de efluentes e de práticas que colocam em causa a fluidez das águas, o partido considera que poderá, paralelamente, estar em causa “a falta de capacidade da ETAR, para receber e tratar eficazmente todos os efluentes”.

Contudo, o partido destaca que “a situação verificada no parque não é caso isolado”. Os membros do PAN testemunharam “um outro local onde os efluentes, derivados de saneamento doméstico, estavam, literalmente, a escoar pela tampa do saneamento”.

“Classificar a não resolução destes problemas é algo que temos dificuldade em fazer, a não ser o de estarmos perante um verdadeiro desprezo pelo meio ambiente. Nós não compreendemos este retrocesso em matéria de proteção ambiental, nem podemos compactuar com este tipo de ações que só prejudicam o bem-estar das populações e a biodiversidade local.”, finaliza Sandra Pimenta.

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Como falar de eleições sem referir o resultado

Alguns dias fazem-nos velhos cem anos.

Vereadora Sofia Fernandes candidata-se à liderança do PSD-Famalicão e tem Fernando Costa como mandatário

Eleições estão marcadas para sábado, 16 de março, e Mário Passos está a preparar uma candidatura contra Sofia Fernandes.

Artista Pedro Chorão expõe a sua arte na galeria municipal de Famalicão

Exposição de Pedro Chorão está patente até dia 18 de maio, com entrada livre

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.