12.1 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 19 Março 2024

Novo complexo desportivo do GRAL. “Uma obra que vai marcar a diferença no concelho de Famalicão”

Fundado em 1975, o Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa movimenta cerca de uma centena de atletas e acaba de inaugurar um investimento que dotou o clube de infraestruturas únicas no concelho.

3 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

CIOR de portas abertas na “semana da empresa” na escola

Também foram celebrados acordos de cooperação com várias "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a relação entre a Escola, as empresas e o mundo laboral.

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Maus odores e descargas para rio Pelhe preocupam populares

PAN-Famalicão solicita esclarecimentos à Câmara Municipal sobre mais uma alegada construção ilegal.

“Uma obra estruturante num complexo desportivo que vai marcar a diferença, durante muitos anos, no concelho de Famalicão”. É assim que Rui Carvalho, presidente do Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa (GRAL), define as obras inauguradas no final da tarde de sábado, dia 24 de julho, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha e pelo vereador do Desporto e das Freguesias, Mário Passos.

O Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa possui um espaço que, para além do futebol, inclui também condições para a prática do Rubgy. “O nosso campo de jogos vai marcar a diferença porque é o único do concelho que está equipado com marcações para futebol de 11, futebol de 9, futebol de 7 e râguebi”, explica Rui Carvalho.

Visivelmente satisfeito com as obras, o presidente do GRAL salienta que “ao fim de 46 anos de existência do clube, é um investimento que vem dotar o clube de infraestruturas únicas, com condições excelentes para a formação e para servirmos as comunidades de Avidos e da Lagoa e do próprio concelho”.

Há 11 anos, o clube estava inativo e preparava-se para fechar as portas. Em 2010 Rui Carvalho, natural de Avidos, assumiu a liderança do GRAL e hoje o clube apresenta infraestruturas de luxo para o desporto regional.

PROJETO PARA O FUTURO

O Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa foi dos últimos clubes do concelho a ter relvado sintético, tudo isso por causa dos muitos avanços e recuos nas negociações com a Câmara Municipal que duraram cerca de cinco anos.

“O clube queria um projeto para o futuro e não um remendo para o presente”, disse o presidente Rui Carvalho, em entrevista ao NOTÍCIAS DE FAMALICÃO em fevereiro.

A persistência do clube levou a melhor e a obra, agora inaugurada, “demorou, mas valeu a pena”.

As obras começaram em junho de 2018. O apoio da Câmara Municipal era fundamental, mas o valor atribuído é insuficiente, uma vez que o valor total da obra ascende os 350 mil euros. O pagamento da comparticipação no valor de 221 mil euros é feito em quatro tranches anuais até 2023. O clube recebeu a primeira tranche em setembro do ano passado, aquando da colocação do piso sintético. A segunda tranche foi feita este ano em março. Faltam duas, uma para 2022 e outra para 2023.

As obras no GRAL abrangem uma reabilitação total do campo de jogos, com alargamento, instalação de relva sintética, aumento da bancada de 250 para 600 lugares sentados, construção de parque de estacionamento com 120 lugares, iluminação led em todo o edifício, nova sala para o departamento médico, criação de um balneário de arbitragem misto e de um terceiro balneário de apoio, remodelação dos balneários existentes e melhoramentos diversos, nomeadamente no sistema elétrico.

A empresa Virgílio Sá é a responsável pela obra. Miguel Ferreira e Pedro Sá, sócios da empresa, são também diretores do clube.

RUGBY E FUTEBOL

Através de uma parceira, o Clube de Rugby de Famalicão fará no campo do GRAL os seus treinos e os seus jogos.

O GRAL, por sua vez, não tem planos de criar uma secção de râguebi. O objetivo do clube é ter “futebol em todos os escalões, desde os petizes, de 5 e 6 anos, até aos seniores”.

Atualmente o GRAL tem equipas de juvenis, juniores e também futebol sénior – reativado em 2017-2018. O Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa movimenta 95 atletas e deseja aumentar “consideravelmente” o número de atletas no futebol.

Por isso, faz parte dos planos do GRAL para a próxima época, “regressar em força nos escalões mais novos”, com petizes (5 e 6 anos), traquinas (7 e 8 anos) e benjamins (9 e 10 anos).

A equipa senior vai disputar o campeonato do INATEL onde o objetivo é ser campeão nacional e, depois, disputar o título europeu.

Além disso, pela primeira vez na história do clube, na próxima época o GRAL vai ter uma equipa de futsal feminina sénior que vai disputar o campeonato distrital da Associação de Futebol de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rui Carvalho, presidente do GRAL. “Sem relvado o Avidos e Lagoa fechava as portas”

 

 

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Sofia Fernandes vence Mário Passos e Paulo Cunha e conquista PSD-Famalicão com vantagem esmagadora

Sofia Fernandes, de 49 anos, torna-se a primeira mulher a liderar uma secção concelhia do PSD no distrito de Braga.

Como falar de eleições sem referir o resultado

Alguns dias fazem-nos velhos cem anos.

Vereadora Sofia Fernandes candidata-se à liderança do PSD-Famalicão e tem Fernando Costa como mandatário

Eleições estão marcadas para sábado, 16 de março, e Mário Passos está a preparar uma candidatura contra Sofia Fernandes.

Artista Pedro Chorão expõe a sua arte na galeria municipal de Famalicão

Exposição de Pedro Chorão está patente até dia 18 de maio, com entrada livre

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.