A Escola Profissional CIOR participou em mais uma edição das Jornadas Pedagógicas da ANESPO subordinadas ao tema “O triângulo virtuoso do ensino profissional: Qualificação, Inovação e Inclusão”, que decorreram, na quinta e sexta-feira da semana passada, tendo a Escola de Hotelaria de Fátima como entidade acolhedora.
A sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do presidente da ANESPO e diretor da CIOR, Amadeu Dinis, do presidente do Município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e do diretor da INSIGNARE, Pedro Major, bem com responsáveis e representantes de diferentes organismos governamentais ligados ao ecossistema da educação e ensino profissional.
Para Amadeu Dinis, estes são sempre “momentos para questionar, procurar respostas e soluções ajustadas aos múltiplos problemas e desafios que as escolas e os seus projetos educativos enfrentam, nunca descurando as especificidades e virtuosismo do seu modelo educativo”.
Neste contexto, Amadeu Dinis reivindicou “a necessidade premente do ensino profissional, ministrado por entidades privadas, ser uma expressão inequívoca de política pública e de forma alguma uma segunda linha do sistema educativo”.
O presidente da ANESPO salientou ainda que “há mais de 35 anos as escolas profissionais têm contribuído, de forma inquestionável, para o desenvolvimento do país, das regiões, dos territórios e dos portugueses nas diferentes escalas e dimensões, tendo a educação, a formação e qualificação de milhares de jovens como missão, tudo feito numa permanente e estreita relação de parceria com os diferentes setores do tecido socioeconómico e empresarial e com todos os atores locais e regionais, contribuindo, desta forma, para a coesão social, progresso e sustentabilidade territorial”.
Com mais de 200 participantes de escolas profissionais do país, durante os dois dias, foram abordados, entre outros, assuntos, problemáticas e desafios relacionados com a escola como instituição multicultural; a inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem; a escola como espelho da sociedade envolvente; telemóveis e redes sociais, partilha de boas práticas e metodologias e a escola como espelho da sociedade e envolvente.
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