23.6 C
Vila Nova de Famalicão
Domingo, 1 Outubro 2023
Susana Dias
Socióloga, mestre pela Universidade do Minho, pós-graduada em Gestão e Administração em Saúde e apaixonada pela geriatria. É diretora clínica da Oldcare Famalicão.

Doente com diabetes: Como enfrentar o Inverno

Saiba como viver com diabetes e enfrentar o inverno de uma forma saudável e segura.

2 min de leitura
- Publicidade -
Susana Dias
Socióloga, mestre pela Universidade do Minho, pós-graduada em Gestão e Administração em Saúde e apaixonada pela geriatria. É diretora clínica da Oldcare Famalicão.

Famalicão

Casa do Povo de Lousado divulga calendário de atividades

Teatro, atividade física e ténis de mesa fazem parte da programação.

Centro Social Paroquial de Ribeirão marca o início do ano letivo com a tradicional desfolhada

O milho, o principal elemento desta festa, cresceu na plantação da instituição.

Professor de moral vai ser julgado por 87 crimes de abuso sexual em Famalicão

As vítimas são 15 alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Agrupamento de Escolas D. Maria II comemora o Dia Mundial da Música

Exposição de trabalhos e apresentações musicais fazem parte da programação que decorre ao longo da semana.

No passado dia 14 de Novembro foi celebrado pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia foi chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.

A diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada incidência. Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de 1 milhão de portugueses com a doença, sendo a 5.ª causa de morte no país.

A diabetes (cientificamente chamada de Diabetes Mellitus) é uma doença crónica que se caracteriza por uma taxa elevada de açúcar (glicose) no sangue, a chamada hiperglicemia. A doença surge quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar.

Apesar de vivermos num país de clima moderado, no Inverno há tendência a maior sedentarismo, a passar mais tempo em casa e a aumento da ingestão alimentar que pode ser prejudicial para um diabético. A alteração de rotinas pode elevar os valores do colesterol, outras gorduras (dislipidemia), da glicemia e de peso. Por outro lado, com temperaturas mais baixas a pressão arterial tem tendência a subir, pelo que é importante vigiá-la.

É importante os doentes com diabetes cumprir alguns conselhos para que possam enfrentar o inverno de uma forma saudável e segura:

  • Manter a medicação prescrita: não só a medicação para a diabetes mas toda a medicação que cumpre habitualmente.
  • Manter hábitos alimentares corretos.
  • Manter a atividade física. Praticar exercício físico mas em locais com temperaturas amenas, porque as temperaturas muito baixas, acarreta risco cardiovascular acrescido e não é aconselhada. Se o exercício físico for feito com regularidade, vai contribuir para a redução da gordura visceral. Desta forma irá melhorar a ação da insulina no organismo e ajudar no controlo da diabetes.
  • Manter um bom controlo metabólico
  • Manter uma hidratação adequada
  • Usar vestuário e calçado adequados
  • Não usar botijas de água quente para aquecer os pés, pelo perigo de causarem queimaduras
  • Manter a regularidade das consultas onde é habitualmente acompanhado.
  • Adotar comportamentos que reduzam o risco de contágio de doenças infeciosas
  • Manter o calendário vacinal atualizado de acordo com prescrição do seu médico assistente.

 

 

Comentários

Susana Dias
Socióloga, mestre pela Universidade do Minho, pós-graduada em Gestão e Administração em Saúde e apaixonada pela geriatria. É diretora clínica da Oldcare Famalicão.