As famalicenses Raquel Azevedo, técnica de audiovisual e cinema, e Catarina Ferraz, estudante, integram a lista de candidatos do Bloco de Esquerda às próximas eleições legislativas pelo círculo de Braga. A lista é liderada pelo deputado José Maria Cardoso.
A comitiva de candidatos esteve em Vila Nova de Famalicão, onde visitou o único museu têxtil do norte do País. A comitiva do Bloco de Esquerda foi acompanhada pelo diretor do Museu da Indústria Têxtil, o professor e historiador José Manuel Cordeiro, que lamentou os condicionalismos que o atual edifício impõe ao desenvolvimento do trabalho do museu.
“O Museu da Indústria Têxtil necessita de instalações dignas, modernas e de um programa expositivo que faça justiça ao seu valioso património, que testemunha a história, porventura, da mais importante atividade económica do concelho de Famalicão e de toda a Bacia do Ave”, afirmou o deputado do Bloco de Esquerda, José Maria Cardoso.
Os candidatos do Bloco tiveram oportunidade de conhecer a grande riqueza deste museu, que guarda a história do trabalho, de dezenas de milhares de pessoas desta sub-região e que, como referiu José Maria Cardoso, “marcou os modos de vida, a atividade económica, a organização do território e a paisagem, mas também as lutas por melhores salários e condições”, frisando que a indústria têxtil foi responsável pelo crescimento urbano de várias cidades e vilas, nomeadamente de Famalicão”.
“E é porque o têxtil conta a história de mais de 150 anos desta sub-região, que neste museu não pode chover, e que o seu espólio tem de ser mostrado em condições que possam orgulhar estas gentes e contribuir para afirmar a sua identidade, a identidade não só de Famalicão como de toda esta região”, concluiu do cabeça de lista do Bloco.
A comitiva do Bloco de Esquerda foi constituída por José Maria Cardoso, Alexandra Vieira bem como Raquel Azevedo, candidata de Vila Nova de Famalicão.
Comentários