No âmbito do Dia Internacional da Juventude, que se assinala esta terça-feira, dia 12 de agosto, o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Eduardo Oliveira, anunciou um conjunto de medidas dirigidas à juventude do concelho, com foco em áreas como a educação, habitação, mobilidade, apoio às famílias e incentivo à natalidade.
EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Entre as medidas propostas, destaca-se a revisão do regulamento municipal visando o alargamento das bolsas de estudo, garantindo que mais jovens tenham acesso à formação qualificada. Para quem vive em zonas mais isoladas, está previsto um programa de apoio à mobilidade que facilite o acesso à educação e à qualificação.
No domínio do empreendedorismo, Eduardo Oliveira propõe a criação de “um programa integrado de suporte a jovens empreendedores, com acesso a mentoria especializada e incubadoras que ajudem a transformar ideias em negócios sustentáveis”.
MOBILIDADE, CULTURA E LAZER
Outra proposta considerada “inovadora” pela candidatura é o Cartão Jovem Municipal, que dará acesso a transportes públicos, eventos culturais, serviços de saúde, restauração, desporto e lazer, através de parcerias com a ACIF e entidades locais. Este cartão estará disponível para todos os jovens até aos 30 anos.
“Os jovens precisam de oportunidades reais para se fixarem, formarem-se, criarem os seus projetos de vida e sentirem que Vila Nova de Famalicão investe neles”, afirma Eduardo Oliveira.
PILARES DE UM CONCELHO INCLUSIVO
O candidato propõe ainda um “reforço significativo do apoio às famílias”, seja pela procura da universalização da capacidade de garantir vagas na rede de creches, seja por ações de férias escolares descentralizadas e apoio direto a famílias cuidadoras de dependentes, nomeadamente crianças com deficiência, idosos ou doentes crónicos.
Para incentivar a natalidade, Eduardo Oliveira refere que será criado “um subsídio de nascimento universal por cada filho e lançadas campanhas de valorização da parentalidade e da vida familiar, com foco na estabilidade e igualdade de oportunidades”.
No que respeita à habitação, o candidato propõe a criação de um Programa Municipal de Arrendamento Acessível, com subsídios à renda progressivos, bem como a reabilitação e construção de habitação pública, destinada preferencialmente a casais jovens e famílias monoparentais. Por fim, está também previsto o “aproveitamento de património municipal devoluto para criação de habitação a custos controlados”.
No domínio da educação, será desenvolvido um projeto a denominar “Clube de Competências” (programação, línguas, comunicação, literacia financeira) em parceria com escolas e associações juvenis, para preparar conhecimento geral e específico nos jovens.
Ainda para os jovens, Eduardo Oliveira considera que um projeto onde se dará apoio na elaboração de CV, simulação de entrevistas e contacto direto com empresas locais, para que as pessoas se sintam “mais preparadas, confortáveis, confiantes no mundo profissional”. “É algo que fará sentido devendo ser implementado e aprimorado em todas as suas vertentes”, afirma Eduardo Oliviera
Com vista a dar resposta a problemas que se colocam com mais acuidade atualmente, o candidato fala ainda em promover a saúde mental, onde com “um espaço especialmente vocacionado para os jovens com consultas acessíveis através de psicólogos parceiros, de forma a poder potenciar e ajudar a saúde e bem-estar do pessoal jovem”.
“Estas medidas resultam de uma escuta atenta às necessidades da nossa juventude. Vila Nova de Famalicão tem de estar à altura das suas ambições”, sublinha Eduardo Oliveira.
Comentários