21.3 C
Vila Nova de Famalicão
Terça-feira, 16 Abril 2024

Eduardo Oliveira reforça apoio do Governo “para quem pretende ter filhos e não consegue”

"Até ao final do mês de março teremos a regulamentação acerca da gestação de substituição”, destacou o deputado.

2 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas à Jovem Orquestra de Famalicão arrancam esta segunda-feira

A 6.ª edição da iniciativa acontece de 9 a 14 de setembro

Escola de Atletismo Rosa Oliveira é vice-campeã nacional sub-18

Nos Campeonatos Nacionais de 5 quilómetros.

Este fim-de-semana há “Mercado dos Sabores”

Iniciativa conta com cerca de duas dezenas de produtores locais.

O deputado Eduardo Oliveira, membro da Comissão Parlamentar de Saúde, realizou uma intervenção na audição ao Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida que foi realizada na última quarta-feira, 8 de fevereiro.

“É vontade deste Governo manter as nossas maternidades abertas. Quando a oposição apontava o caminho para o encerramento de maternidades, tivemos mais uma prova de que o objetivo é melhorar as condições das nossas maternidades, garantindo segurança e saúde proximidade às nossas grávidas”, destacou Eduardo Oliveira a propósito dos cerca de 10 milhões de euros para requalificação das maternidades.

Eduardo Oliveira salientou que “as famílias estão no centro das atenções do Partido Socialista. É uma preocupação deste Governo melhorar as condições não só das maternidades, mas também poder garantir que os Centros de Procriação Medicamente Assistida funcionem e mantenham viva a esperança para as nossas mulheres e casais”.

O deputado citou como exemplo das preocupações do Governo a indicação dada pelo Ministro da Saúde de que “até ao final do mês de março teremos a regulamentação acerca da gestação de substituição”.

Eduardo Oliveira, que é enfermeiro especialista em saúde Materna e Obstetrícia, salientou que no exercício da sua profissão vivenciou “a felicidade de várias mulheres e casais pelo nascimento dos seus filhos, mas também o sofrimento de muitas mulheres e casais que pretendiam ter filhos e não conseguiam”.

“Sei e senti essa dor, porque para quem contacta com estes casais é difícil não sentir a sua dor”, destacou, acrescentando que é intenção do Governo “melhorar, acompanhar a evolução da ciência, e garantir a esperança às mulheres, casais e suas famílias”.

O deputado destacou ainda que apesar da sensibilidade governamental relativamente a este assunto, “todos sabemos que passamos nos últimos anos tempo difíceis na saúde, um exemplo disso foi o covid-19 que levou ao encerramento de alguns destes centros e o inevitável atraso nos melhoramentos nesta área, mas queremos melhorar”. Nesse sentido, Eduardo Oliveira questionou a Dra. Carla Rodrigues, presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, acerca das dificuldades enfrentadas e quais as sugestões “para fazermos mais e melhor” por estes centros neste período pós-covid.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Lions Clube de Vila Nova de Famalicão celebra 47 anos

Jantar comemorativo foi realizado no sábado, 13 de abril.

Candidaturas abertas para o Prémio de História Alberto Sampaio

Inscrições até dia 31 de maio.

Sessões de esclarecimento do Haja Saúde regressam a 17 de abril

Iniciativa decorre na Fundação Castro Alves, em Bairro.

PASEC vence Prémios Erasmus pelo nono ano consecutivo

Associação recebeu dois prémios.

Moradores denunciam “estado de abandono e negligência” em mega-urbanização de Cavalões

A Urbanização Pinhais de Seda, que cresceu numa zona florestal na confluência das freguesias de Cavalões, Outiz e Vilarinho das Cambas, terá 170 moradias.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.