13.1 C
Vila Nova de Famalicão
Quinta-feira, 25 Abril 2024

Centrais fotovoltaicas no concelho de Famalicão: quantas são, em que freguesias e área que ocupam

PAN critica "via verde" para instalação de centrais fotovoltaicas em Famalicão. Partido obteve dados após fazer queixa da Câmara Municipal junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA).

6 min de leitura
- Publicidade -

Famalicão

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Caminhos da Liberdade em Vila Nova de Famalicão

Locais onde se fez resistência à Ditadura Salazarista

Estão em curso na Câmara de Famalicão nove pedidos para instalação de centrais produtoras de energia solar com recurso a painéis fotovoltaicos no concelho. Tal como noticiou o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO no final de janeiro. [ver aqui Pedidos de licenciamento de centrais fotovoltaicas multiplicam-se na Câmara de Famalicão]

A informação foi avançada pelo PAN que obteve a informação apenas depois de apresentar uma queixa junto da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) relativamente “ao não acesso aos documentos do projeto da central fotovoltaica de Outiz”.

Recorde-se que o partido fez, desde novembro do ano passado, vários pedidos de informação à Câmara de Famalicão e “após contínua ausência de resposta” apresentou queixa. Na ocasião, Sandra Pimenta, porta-voz do PAN, classificou como “muito grave” a “falta de transparência da Câmara Municipal”. [ver aqui Câmara de Famalicão alvo de queixa na Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos] .

No entanto, há outros pedidos sem resposta. Há meses que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contacta a Câmara de Famalicão sobre a instalação de centrais fotovoltaicas, mas as solicitações têm sido ignoradas pelo gabinete de comunicação de Mário Passos.

Recorde-se que a construção de centrais fotovoltaicas no concelho foi um assunto noticiado em primeira mão pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO em julho do ano passado. [ver aqui Construção de centrais solares fotovoltaicas em Famalicão envoltas em mistério – Notícias de Famalicão]

PAN RECEIA “DESTRUIÇÃO TOTAL DO PATRIMÓNIO AMBIENTAL DO CONCELHO”

“Precisamos de respostas. Precisamos saber quantos processos vão obter licenciamento e quais os impactos ambientais. Não se pode continuar a esconder da população o que se decide nos gabinetes”, refere Sandra Pimenta.

A responsável destaca que o partido “tem fundados receios que a visão unilateral do executivo destrua o que resta do património ambiental do concelho, considerando todos os avanços que se têm operado nos últimos meses”.

CENTRAIS FOTOVOLTAICAS EM VÁRIAS FREGUESIAS

De acordo com a informação que Câmara Municipal entregou ao PAN ontem, 9 de fevereiro, mas atualizada a 29 de novembro de 2022, estão em curso 9 centrais fotovoltaicas. Desse total, 3 são para produção de energia para autoconsumo e 6 para produção de energia e injeção na rede (venda).

Imagem: NOTÍCIAS DE FAMALICÃO/DR

A potência de cada central varia consoante a área de implantação e quais os fins a que se destina a energia produzida (venda ou autoconsumo).

Em alguns casos, há mais de um projeto por freguesia.

TRÊS EM OUTIZ

A União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz tem 3 projetos em curso. Todos localizados em Outiz. Todos destinados para injeção na rede (venda).

Um deles é a central no lugar de Gemunde, que abrange também território da freguesia de Vilarinho das Cambas. Essa central se tornou possível graças à “declaração de reconhecimento de relevante interesse público” atribuída pelo Município de Famalicão, que eliminou diversos condicionantes que impediriam a instalação do equipamento nesse terreno. [ver aqui Central fotovoltaica será construída em terreno com “perigosidade de incêndio florestal muito alta” ]

Os outros dois projetos na freguesia ocupam uma área de 2,67 hectares e 2,58 hectares, respetivamente. Têm ambos a mesma potência (960 kW) e são promovidos pela mesma empresa, a Oasischapter, Lda.

DUAS EM RIBEIRÃO
Para a vila de Ribeirão há 2 projetos.

Um deles é a Central Fotovoltaica de Ameal, com área de 32,2 hectares. Trata-se da segunda maior central do concelho com potência de 19066 kW e 35.308 módulos (cada um deles com potência de 540 Wp).

Monte Santa Catarina. Fotografia: AFETRA/DR

A empresa responsável pelo projeto é a Compatible Potencial, a mesma empresa da central fotovoltaica na zona envolvente ao Monte Santa Catarina e que levou ao abate de milhares de árvores, incluindo espécies protegidas como carvalho-alvarinho e sobreiro, o que está a gerar contestação. [ver aqui Associação divulga novas imagens aéreas do abate de árvores no Monte Santa Catarina]

A outra central para Ribeirão abrange também território da freguesia de Fradelos, ocupando no total uma área de 9,64 hectares. Tem o nome de Central Fotovoltaica de Lousado e 8413,2 kW de potência. No total são 13680 módulos, com potência unitária de 615 Wp.
CASTELÕES E OLIVEIRA SÃO MARIA

Há ainda um outro projeto: a Central Fotovoltaica de Riba de Ave que contempla a instalação de 10 mil módulos numa área de cerca de 5 hectares. A potência para esta central é de 2457,6 kW.

Apesar de ter o nome da vila ribadavense, a Central Fotovoltaica de Riba de Ave abrange área de duas freguesias: Castelões e Oliveira S. Maria.

CENTRAIS PARA AUTOCONSUMO

Além dos projetos já mencionados, todos eles para injeção na rede (venda), existem ainda três Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC).

Como o próprio nome indica, têm como objetivo a produção de energia apenas para consumo próprio. Tratam-se de projetos da empresas TMG, em Vale S. Cosme; da Rifer, na freguesia da Portela; e da Facol, em Pedome.

“VIA VERDE” PARA CENTRAIS FOTOVOLTAICAS EM FAMALICÃO

“Verifica-se mais um pedido da empresa Compatible Potential, responsável pelo projeto de Outiz, e outras empresas, semelhantes na constituição”, destaca Sandra Pimenta, salientando que a empresa será responsável pelas duas maiores centrais do concelho.

“Para já prevê-se uma área de 134 hectares, sendo que a central de Outiz ocupa 59% do total”, destaca.

Monte Santa Catarina. Fotografia DR

“Temos um centro da cidade completamente artificializado, com tendência a piorar. Uma constante e crescente ocupação de solo para construção de pavilhões e outras atividades extrativistas, agora, ainda nos deparamos com esta ‘via verde’ para a instalação de centrais fotovoltaicas”, refere Sandra Pimenta.

BONS EXEMPLOS

A responsável cita ainda casos que considera bons exemplos de instalação de painéis fotovoltaicos em Famalicão. “Nós queremos lembrar os exemplos do hipermercado E.Leclerc e da empresa Leica, que optaram por aproveitar os parques de estacionamento para a colocação de painéis”, salienta.

“Esse tem de ser o caminho. Aproveitar o que já existe, em termos de artificialização, e garantir soberania energética diretamente às empresas e famílias”, defende Sandra Pimenta.

PAN SOLICITA ESCLARECIMENTOS

Após análise dos locais para futuras centrais fotovoltaicas, o PAN solicitou esclarecimentos â Câmara Municipal para “obter a posição deste em relação aos potenciais licenciamentos”.

Além disso o partido pretende outras informações como, por exemplo, qual a classificação do solo a ocupar, salientando que “zonas de Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN) têm sido disseminadas em jeito de interesse público”.

MÁRIO PASSOS DIZ QUE NÃO VAI APROVAR PEDIDOS

A informação que a Câmara de Famalicão entregou ao PAN ontem, dia 9 de fevereiro de 2023, foi atualizada a 29 de novembro de 2022.

Recorde-se que no 16 de dezembro do ano passado o Presidente da Câmara anunciou, na reunião da Assembleia Municipal, que há muitos pedidos, mas que a autarquia não vai aprovar a instalação de novas centrais fotovoltaicas. [ver aqui Pedidos de licenciamento de centrais fotovoltaicas multiplicam-se na Câmara de Famalicão]

Na ocasião, Mário Passos referiu que a aprovação da central localizada nas freguesias de Outiz e Vilarinho das Cambas foi o “contributo” de Vila Nova de Famalicão para a “neutralidade carbónica”.

Comentários

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Atualidade

Celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Famalicão

Celebrações de amanhã, quinta-feira, têm início às 10h. Na parte da tarde há um concerto de jazz nos Paços no Concelho.

Paulo Cunha será o quarto deputado famalicense no Parlamento Europeu

O ex-autarca de Famalicão é o número dois da candidatura da Aliança Democrática.

Polícia Judiciária outra vez na Câmara de Famalicão para investigar viagens pagas a autarcas

O ex-autarca Paulo Cunha é um dos visados num caso de suspeitas de corrupção que envolve viagens à sede da Microsoft nos EUA. Câmara de Famalicão confirma investigações.

Feira apresenta aos alunos oferta formativa do ensino secundário

Evento destinado aos alunos do 9º ano foi realizado no CIIES, em Vale São Cosme.

Finalistas do ensino secundário discutiram os valores de Abril com autarcas locais

Encontro entre jovens e autarcas aconteceu na Casa da Juventude de Famalicão.

Comentários

O conteúdo de Notícias de Famalicão está protegido.