“Este é um livro de testemunhos e de memória de um projeto e de uma obra sempre orientados para causas centradas nas pessoas, nas comunidades, no território e no bem comum. À semelhança das pessoas, as associações devem manter e evocar a memória para que não sejam perdidas as suas referências e para que não se perca o rumo” afirmou Manuel Augusto de Araújo, presidente da direção da ENGENHO, na cerimónia de apresentação pública do livro ENGENHO 25 ANOS – Território, Gente e Comunidade.
A cerimónia ocorreu no fim da tarde da passada sexta-feira, dia 10 de setembro, no Centro de Apoio Comunitário da Associação, em Arnoso Santa Maria. A sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha e contou com a presença do ex-presidente da Camara Municipal, Armindo Costa, dirigentes, empresários amigos da ENGENHO, autarcas, parceiros institucionais, presidente da União Distrital das IPSS de Braga, cónego Roberto Rosmaninho e colaboradores.
Paulo Cunha enalteceu o trabalho exemplar da ENGENHO, vincando que, “para além do seu objeto e das suas causas de natureza social, que fazem da ENGENHO uma referência a nível regional, sublinho o seu modelo de organização, a sua capacidade de intervenção e de ligação ao território”. Mais disse que a ENGENHO é uma “casa comum, plural e inclusiva onde todos os intervenientes ao longo dos anos têm acrescentado valor”.
Foi notória e motivo de contentamento para todos a presença de Monsenhor Joaquim Fernandes, associado honorário da ENGENHO, que celebrou 105 anos na semana passada e que sempre acompanhou com admiração e entusiasmo o projeto e a dinâmica desta Instituição, limitando-se simplesmente, no seu dizer “a dar gás”.
Em termos de futuro, a ENGENHO, segundo Manuel de Araújo, está empenhada, para, além de assegurar o bom funcionamento das suas respostas e serviços de apoio social, em contribuir, através de um consórcio /plataforma para a operacionalização de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado do Vale do Este, tendo em conta as especificidades e potencialidades deste território, único no município.
Comentários