Está pronta a arrancar a obra de construção da central fotovoltaica de Ameal, localizada na vila de Ribeirão, com uma potência de 19 megawatts e 35.308 módulos, cada um deles com potência de 540 Wp.
Com uma área de 32,2 hectares, a central fotovoltaica de Ameal ocupa uma área equivalente à soma das áreas do Parque da Devesa e do Parque de Sinçães.
A informação sobre a construção de uma central em Ribeirão no primeiro semestre de 2025 foi noticiada no passado mês de setembro pelo NOTÍCIAS DE FAMALICÃO [ver notícia BNZ avança com construção de duas centrais fotovoltaicas em Famalicão].
A empresa responsável é BNZ – através da Compatible Potencial Lda – a mesma da central fotovoltaica de Gemunde, em Outiz, com potência de 49 megawatts e que ocupa uma área de cerca de 80 hectares [ver notícia Mais de 100 mil painéis solares em área equivalente a três vezes o Parque da Devesa].
Refira-se que, em junho de 2022, o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO contactou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que referiu ter recebido para análise e parecer dois processos cujas potências correspondem às das centrais de Ameal e de Gemunde. Os pareceres da APA foram emitidos a 9 de março de 2022 e a 29 de junho de 2020, respetivamente [ver aqui Construção de centrais solares fotovoltaicas em Famalicão envoltas em mistério].
Meses depois, o presidente da Câmara de Famalicão anunciou, na reunião da Assembleia Municipal realizada no 16 de dezembro de 2022, que há muitos pedidos, mas que a autarquia não iria aprovar a instalação de novas centrais fotovoltaicas [ver aqui Pedidos de licenciamento de centrais fotovoltaicas multiplicam-se na Câmara de Famalicão].
Na ocasião, Mário Passos referiu que a aprovação da central localizada nas freguesias de Outiz e Vilarinho das Cambas foi o “contributo” de Vila Nova de Famalicão para a “neutralidade carbónica”.
DUAS CENTRAIS EM RIBEIRÃO
A Central Fotovoltaica de Ameal é um dos dois projetos para a vila de Ribeirão que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO revelou em fevereiro de 2023.
A outra central para Ribeirão abrange também território da freguesia de Fradelos, ocupando no total uma área de cerca de 10 hectares [ver notícia Centrais fotovoltaicas no concelho de Famalicão: quantas são, em que freguesias e área que ocupam].
Recorde-se que o NOTÍCIAS DE FAMALICÃO tem contactado a Câmara Municipal de Famalicão para obter informação sobre a instalação de centrais fotovoltaicas no concelho, nomeadamente os processos deram entrada nos serviços municipais, quais as suas localizações, respetivas potências e quais foram aprovados. No entanto, apesar das diversas solicitações, realizadas entre finais de 2022 e outubro de 2024, continuamos sem obter resposta.
Comentários