O FIO – Festival Internacional de Órgão está de regresso a Vila Nova de Famalicão com um concerto protagonizado por Javier Artigas na Igreja Matriz de Ribeirão, no dia 20 de junho, pelas 17h00.
Os concertos de verão do FIO 2021 arrancam no dia anterior, 19 de junho, no Mosteiro de Santo Tirso pelas mãos do mesmo músico, e marcam o aquecimento para a 7.ª edição do festival que vai acontecer em setembro próximo estando já confirmadas as presenças de Rosana Orsini, Marco Brescia, Franz Hauk, Radoslaw Marzec de Ministriles de Marsias, entre outros.
O Festival Internacional de Órgão terminará com concertos de Natal nos dias 11 e 12 de dezembro no Mosteiro de Santo Tirso e na Igreja Matriz de Ribeirão, respetivamente.
Recorde-se que o FIO é organizado pela Tagus – Atlanticus Associação Cultural, uma associação cultural sem fins lucrativos que desde 2011 realiza eventos com o intuito de divulgar e promover a cultura e o património ibero-americano, e pela empresa JMS Organaria, fundada em 2015 e especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos.
O festival decorre nos territórios de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, devido ao facto de se tratarem das localidades com a maior concentração de empresas do ramo da organaria em Portugal, inclusive produção de tubos e componentes para alguns dos mais importantes órgãos do mundo.
Comentários